A Prefeitura de Montes Claros publicou, na última segunda-feira, 22 de setembro, o edital de licitação para contratar empresa especializada responsável pela elaboração dos projetos básicos e das planilhas orçamentárias (preliminar e completa) da Arena MOC — que receberá a denominação de Estádio Municipal Humberto Guimarães Souto.
As propostas poderão ser enviadas até 14 de novembro, data da sessão pública, marcada para 9h (horário de Brasília), via www.gov.br/compras. O processo está registrado sob o nº 341/2025 e a concorrência eletrônica como nº 011/2025.
Segundo o município, a arena terá caráter multiuso, apta a jogos de futebol e outras modalidades compatíveis, além de shows e eventos. O terreno destinado ao empreendimento soma 131.445,17 m², no bairro Delfino Magalhães, entre as avenidas Olímpio Magalhães Filho, “4” e Antônio Manuel Dias.
O valor estimado de contratação é de R$ 1.347.627,75 e o escopo inclui: levantamentos topográficos, estudos de solo, anteprojeto, projetos básicos (arquitetura, engenharias e legais) e planilhas orçamentárias. A empresa vencedora também deverá aprimorar o anteprojeto arquitetônico fornecido pela Prefeitura, adequando-o às normas técnicas e à Lei Geral do Esporte, para subsidiar a futura licitação da obra.
O projeto prevê também a integração urbanística do entorno e a formação de um complexo com estádio e esplanada, Parque Ecológico e Centro de Treinamento; a gestão acrescenta que a área deverá abrigar um parque e um Centro de Iniciação Esportiva, ampliando o uso público. A capacidade estimada do estádio é de cerca de 18 mil assentos.
Poderão participar empresas previamente credenciadas no SICAF e no Sistema de Compras do Governo Federal. O prazo de vigência contratual será de 12 meses. O edital fixa prazo de até 6 meses para conclusão dos estudos, e a Prefeitura trabalha com janela de até 8 meses após a ordem de serviço para finalizar os projetos.
Uma comissão técnica municipal será designada para acompanhar todas as etapas, com foco na qualidade técnica e na integração do equipamento ao bairro.
“Com grande satisfação, anunciamos o primeiro grande passo para a execução de um dos projetos mais esperados pela comunidade de Montes Claros. E, com muito orgulho, anunciamos a homenagem ao Doutor Humberto Souto, uma das mais justas como reconhecimento à sua integridade, honestidade e zelo na função pública. Um verdadeiro líder”, afirmou o prefeito Guilherme Guimarães, ao destacar que a produção dos projetos executivos confere mais segurança à licitação e agilidade na futura execução da obra.