Foto: Divulgação | IF Baiano

IF Baiano vai ofertar especialização em Agrofloresta

Anúncio

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal Baiano aprovou, neste mês de setembro, a implementação de um novo curso no Campus Uruçuca: a Pós-graduação Lato sensu em Agrofloresta. A iniciativa marca um avanço significativo para a região, ao integrar conhecimento acadêmico, sustentabilidade e valorização das práticas tradicionais ligadas ao cacau.

O curso foi idealizado em parceria entre o IF Baiano – Campus Uruçuca e o Instituto Nova Era (Fazenda São Francisco – Serra Grande), pensando numa aliança que visa a integração de esforços e recursos para atender às necessidades comuns do desenvolvimento regional com sustentabilidade.

Ambas as instituições compartilham interesses recíprocos em promover a educação, pesquisa e extensão nas áreas de agrofloresta, com ênfase na agroecologia, desenvolvimento rural e preservação ambiental.

De acordo com o diretor de Ensino do Campus Uruçuca, João Victor da Silva Santos, o curso responde de maneira estratégica e fundamentada às necessidades e potencialidades identificadas na região de Uruçuca, ao enfatizar a cultura do cacau, especialmente no contexto do sistema de cabruca.

“Aliado ao mercado emergente de produtos sustentáveis, o curso oferece uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento regional sustentável. Ele visa aproveitar essa conjuntura para promover práticas agroflorestais que conciliam a produção agrícola com a conservação ambiental, respeitando a biodiversidade e os conhecimentos tradicionais locais”, afirma o diretor de Ensino.

Com abordagem transdisciplinar e práticas de campo, o curso contribui para a regeneração ambiental, a segurança alimentar e o desenvolvimento territorial sustentável, formando agentes de transformação para os desafios climáticos e sociais contemporâneos.

Com a nova pós-graduação, o Campus Uruçuca reforça seu compromisso com a formação de especialistas capazes de conciliar produção agrícola, conservação ambiental e respeito à biodiversidade, contribuindo para um futuro mais justo e sustentável para a região.

O que é o INE?

O INE é uma entidade que visa construir uma relação mais harmônica e sinérgica com os ecossistemas naturais e produtivos, tendo como principais metodologias de trabalho a agricultura sintrópica, as agroflorestas e a agroecologia, conciliando assim os objetivos de desenvolvimento econômico e inclusão social com o objetivo de recuperação ambiental da paisagem rural.

A instituição busca trabalhar e viver a favor dos processos da vida, conectados com os movimentos da natureza, de forma a criar uma relação permanente e harmônica da existência humana com o planeta, apoiando grupos e pessoas comprometidos com a restauração de ecossistemas por meio de um modelo produtivo ao mesmo tempo ancestral e inovador, antenado com as necessidades de produção e de preservação socioambiental.

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *