A Anvisa determinou, nesta quinta-feira, 16 de outubro, a suspensão imediata da comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso de todos os cosméticos e saneantes produzidos pela empresa Maxx Química e Sistemas de Limpeza Ltda, sediada em Parauapebas (PA).
A decisão foi tomada após uma inspeção sanitária realizada entre 30 de setembro e 2 de outubro, que constatou que a empresa descumpria o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 48/2013.
O mesmo tipo de irregularidade foi identificado também na produção dos saneantes (produtos de limpeza).
Durante a fiscalização, a Anvisa ainda determinou a apreensão de dois cosméticos utilizados como maquiagem capilar, de origem desconhecida. Os produtos Dexe Hair Building Fibers (Fibra Capilar em Pó) e Maycheer Pang Pang Hair Shadow (Maquiagem Capilar em Pó) foram proibidos de serem fabricados, divulgados, comercializados, distribuídos ou utilizados no país.
Segundo o órgão, os cosméticos apreendidos estavam sendo produzidos e vendidos sem registro na Anvisa, o que representa risco à saúde dos consumidores.
