Foto: Eduardo Bastos/Setur-BA
Encontro observação de aves

Encontro sobre turismo de observação de aves atrai participantes estrangeiros à Bahia

O 3º Encontro de Observação de Aves de Boa Nova (AveNova) foi concluído no último domingo, 23 de novembro, após quatro dias de atividades na zona turística Caminhos do Sudoeste. O evento incluiu palestras, oficinas, cursos, rodas de conversa e caminhadas para fotografar aves na zona rural.

As atividades ocorreram na Secretaria Municipal de Educação, onde a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) foi homenageada com o troféu Gravatazeiro, símbolo da região, em reconhecimento às suas ações no segmento.

Roberto Moraes, diretor-executivo do Instituto Adroaldo Moraes (IAM), destacou: “O apoio do Governo do Estado nos deu grande visibilidade e, hoje, conseguimos fazer uma mobilização maior na observação de aves, atraindo para este encontro brasileiros e estrangeiros, que vieram de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Sergipe, Pernambuco, Estados Unidos, Colômbia e Alemanha”.

Celso Duarte, superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, afirmou: “Essa homenagem vai para toda a equipe técnica da Setur-BA, que tem se dedicado ao incremento do turismo associado à natureza. Ela acontece neste evento, que é uma demonstração de que, com planejamento e respeito ao meio ambiente, é possível transformar o turismo em um caminho sólido para o desenvolvimento”.

Participação Internacional

Um grupo de fotógrafos norte-americanos participou do encontro, registrando aves e belezas naturais em locais como o Lajedo dos Beija-Flores. Jackie Kramer, líder do grupo, comentou: “Além das aves, conhecemos pessoas amáveis e carinhosas e nos sentimos seguros. Há bons lugares onde se hospedar a preços razoáveis, a comida é boa e tem a natureza, que faz a gente desejar voltar”.

O evento também contou com a presença de personalidades do segmento, como William Menq, Sílvia Linhares, Fernando Pacheco, Kakau Oliveira, Luiz Trinchão, Ester Ramirez e Marcos Holanda. As atividades incluíram visitas a locais como Mata do Timborante, Goiabeira, Pedra da Janela e Gurutuba. Boa Nova, com 464 espécies de pássaros catalogadas, se destaca como destino de alto potencial para birdwatching, uma iniciativa apoiada pela Setur-BA e a prefeitura local.

O prefeito Lucas Meira ressaltou: “A partir da parceria com a Setur-BA, tivemos a promoção do destino e capacitação de gestores públicos e profissionais do setor, com a população aderindo ao nosso projeto turístico, e vamos seguir com outras ações. O AveNova é um dos frutos desse trabalho conjunto, que aquece a economia do município e atrai pessoas de várias partes do mundo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *