Mapa de Alertas e estações meteorológicas
9337-alertas-Barreiras-24-mar-26

Barreiras está em áreas sob alertas laranja e amarelo do Inmet para chuvas intensas e tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas meteorológicos nas cores laranja (2) e amarelo para Barreiras, na Bahia.. Estes alertas vigentes englobam ao todo 3433 municípios de 20 estados.Para Barreiras e demais localidades incluídas, os avisos indicam possibilidade de ocorrência de chuvas intensas (2) e tempestade.

(veja abaixo os detalhes e lista de municípios incluídos)

Mapa de estações meteorológicas e alertas Inmet

Veja as condições observadas nas estações meteorológicas do Inmet mais próximas e se há alertas vigentes para Barreiras.

Veja os detalhes do(s) alerta(s) para Barreiras

Alerta laranja – Chuvas Intensas

O alerta laranja para Chuvas Intensas é classificado como de perigo. Ele vigora de 10h desta segunda-feira, 23 de março, até 9h desta terça-feira (24), abrangendo 1213 municípios de 14 estados.

O aviso indica possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). De acordo com o Inmet, essas condições representam risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Na Bahia, são 79 municípios incluídos, localizados nas regiões Extremo Oeste Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Centro Norte Baiano e Centro Sul Baiano.

Recomendações: Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda); Se possível; desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Veja os detalhes do alerta

Alerta laranja – Tempestade

O alerta laranja para Tempestade é classificado como de perigo. Ele vigora de 10h desta segunda-feira, 23 de março, até 9h desta terça-feira (24), abrangendo 1139 municípios de 9 estados.

O aviso indica possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. De acordo com o Inmet, essas condições representam risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Na Bahia, são 12 municípios incluídos, localizados nas regiões Extremo Oeste Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia e Centro Sul Baiano.

Recomendações: Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda); Se possível; desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Veja os detalhes do alerta

Alerta amarelo – Chuvas Intensas

O alerta amarelo para Chuvas Intensas é classificado como de perigo potencial. Ele vigora de 9h desta terça-feira, 24 de março, até 9h desta quarta-feira (25), abrangendo 3138 municípios de 20 estados.

O aviso indica possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). De acordo com o Inmet, essas condições representam baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Na Bahia, são 59 municípios incluídos, localizados nas regiões Extremo Oeste Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Centro Sul Baiano e Centro Norte Baiano.

Recomendações: Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda); Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Veja os detalhes do alerta

Municípios sob alerta – Bahia

Angical (2), Baianópolis (2), Barra (2), Barra do Mendes, Barreiras (3), Bom Jesus da Lapa (2), Boquira (2), Botuporã (2), Brejolândia (2), Brotas de Macaúbas (2), Buritirama (2), Caculé, Caetité (2), Campo Alegre de Lourdes (2), Canápolis (2), Candiba (2), Carinhanha (3), Casa Nova, Catolândia (2), Caturama, Central, Cocos (3), Coribe (2), Correntina (3), Cotegipe (2), Cristópolis (2), Feira da Mata (3), Formosa do Rio Preto (3), Gentio do Ouro (2), Guanambi (2), Ibiassucê, Ibipeba, Ibipitanga, Ibitiara (2), Ibotirama (2), Igaporã (2), Ipupiara (2), Itaguaçu da Bahia, Iuiu (3), Jaborandi (3), Jacaraci, Jussara, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas (2), Malhada (3), Mansidão (2), Matina (2), Morpará (2), Muquém do São Francisco (2), Oliveira dos Brejinhos (2), Palmas de Monte Alto (2), Paramirim, Paratinga (2), Pilão Arcado (2), Pindaí (2), Presidente Dutra, Remanso, Riachão das Neves (3), Riacho de Santana (2), Rio do Pires, Santa Maria da Vitória (2), Santana (2), Santa Rita de Cássia (2), São Desidério (3), São Félix do Coribe (2), Seabra, Sebastião Laranjeiras (2), Sento Sé, Serra do Ramalho (2), Serra Dourada (2), Sítio do Mato (2), Tabocas do Brejo Velho (2), Tanque Novo (2), Uibaí, Urandi (2), Wanderley (2), Xique-Xique (2) e Luís Eduardo Magalhães (2).

Previsão do tempo para Barreiras

A previsão do tempo para Barreiras, Bahia, indica condições de instabilidade para terça-feira, 24 de março, e quarta-feira, 25 de março. A análise é baseada em um conjunto de modelos meteorológicos.

Terça-feira, 24 de março

Para esta terça-feira, a previsão aponta para pancadas de chuva moderadas ao longo do dia. O Inmet complementa que haverá muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas pela manhã, estendendo-se para a tarde e noite.

  • Temperatura: Mínima de 21.0°C e Máxima de 28.2°C.
  • Vento: Velocidade entre 1 e 11 km/h, com rajadas que podem atingir 21 km/h.
  • Umidade: Variação entre 67% e 98%.
  • Chuva: Volume previsto de 8.6 mm, com 83% de probabilidade.

Quarta-feira, 25 de março

Na quarta-feira, a previsão indica pancadas de chuva leves. O Inmet sugere muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas pela manhã, com trovoadas isoladas à tarde e pancadas de chuva à noite.

  • Temperatura: Mínima de 21.0°C e Máxima de 27.1°C.
  • Vento: Velocidade entre 1 e 11 km/h, com rajadas que podem chegar a 21 km/h.
  • Umidade: Variação entre 68% e 99%.
  • Chuva: Volume previsto de 4.3 mm, com 90% de probabilidade.

Análise Comparativa dos Modelos Meteorológicos

A seguir, apresentamos uma análise comparativa dos modelos ECMWF, GFS e INMET, destacando as principais características da previsão para Barreiras nos próximos dias.

Terça-feira, 24 de março

  • ECMWF: Pancadas moderadas. Temperatura Mín/Máx: 21.5°C/28.2°C. Vento (Rajadas): 3-26 km/h. Prob. de Chuva: 82%.
  • GFS: Pancadas leves. Temperatura Mín/Máx: 19.8°C/29.7°C. Vento (Rajadas): 2-14 km/h. Prob. de Chuva: 84%.
  • INMET: Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Temperatura Mín/Máx: 21°C/33°C. Vento: Fracos. Umidade Mín/Máx: 40%/100%.

Quarta-feira, 25 de março

  • ECMWF: Pancadas leves. Temperatura Mín/Máx: 20.9°C/28.0°C. Vento (Rajadas): 3-24 km/h. Prob. de Chuva: 93%.
  • GFS: Pancadas leves. Temperatura Mín/Máx: 20.5°C/23.6°C. Vento (Rajadas): 0-17 km/h. Prob. de Chuva: 84%.
  • INMET: Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. Temperatura Mín/Máx: 19°C/29°C. Vento: Fracos. Umidade Mín/Máx: 50%/100%.

Estação Meteorológica mais próxima

  • Local: Luis Eduardo Magalhaes
  • Data:
  • Temperatura Mínima: — °C
  • Temperatura Máxima: — °C
  • Acumulado de chuva: 0 mm
  • Sensação Térmica: Entre — °C e — °C
  • Umidade Relativa do Ar: —% e —%
  • Velocidade Média do Vento Máxima: — km/h
  • Rajadas de Vento: — km/h

Veja os dados completos da estação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *