Projeto do Campus Itabuna - Reprodução | Ifba
Projeto Ifba Itabuna

Ordem de serviço para obras do Campus Itabuna do Ifba será assinada nesta quinta-feira

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, assinará nesta quinta-feira, 26 de março, às 9h, a ordem de serviço para o início das obras do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) em Itabuna. A cerimônia será realizada no Teatro Municipal Candinha Dória, localizado na Avenida Fernando Gomes, nº 665, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Com a assinatura, será autorizada a execução das obras da unidade, que terá capacidade para atender até 1,2 mil estudantes. O evento contará com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, além de gestores do instituto.

Entre os participantes confirmados estão o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, a reitora do Ifba, Luzia Mota, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Elís Lopes, e a coordenadora de implantação do campus, Graziela Ninck Menezes.

O novo campus será implantado na Fazenda Bananeiras, no bairro Lomanto Júnior, em área urbana de Itabuna, no cruzamento das rodovias BR-415 e BR-101, a cerca de quatro quilômetros do centro da cidade. A área construída prevista é de 6.234,47 metros quadrados.

O projeto inclui pavilhão pedagógico e administrativo, 10 salas de aula, sete laboratórios e uma quadra poliesportiva destinada à prática de modalidades como vôlei, basquete, handebol e futsal. Também estão previstos espaços para educação a distância, atendimento odontológico, enfermaria e atendimento psicossocial.

A estrutura contará ainda com refeitório equipado com cozinha industrial, com capacidade para mais de 240 pessoas.

Expansão da rede federal

A implantação do campus de Itabuna integra o plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciado pelo Governo Federal em março de 2024. A iniciativa prevê a criação de novas unidades em todo o país.

Na Bahia, foram contemplados quatro novos campi do Ifba: Itabuna, Poções, Macaúbas e Salvador (Cajazeiras). Com a ampliação, o instituto passará a contar com 28 unidades no estado.

De forma conjunta, os novos campi terão capacidade para atender cerca de 5,6 mil estudantes, ampliando a oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes regiões da Bahia.

Próximas etapas

Após a assinatura da ordem de serviço, a próxima etapa será a realização de uma audiência pública no dia 28 de abril, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. O objetivo é apresentar à comunidade o plano de implantação do campus e discutir os cursos que serão ofertados.

Segundo o Ifba, a definição da oferta acadêmica será baseada em estudos técnicos e em escuta social realizada com representantes de diversos setores do território.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *