Tiago Marques | Redação 96FM

Gil Martins é um dos artistas mais polivalentes de Guanambi e Região. Seu trabalho como instrumentista e cantor já é muito difundido devido a qualidade e também a diversidade de ritmos em sua música, seja como intérprete ou como compositor.

O novo trunfo do artista é a interpretação de Causos e Poesias Nordestinas. Um vídeo gravado pelo artista, onde ele interpreta um poema do cordelista paraibano Amazan, está com quase 600 mil visualizações no Facebook, em sua página foram mais de 220 mil, e na página “Vaqueiro Postou” mais de 360 mil.

Na postagem no Facebook, Gil Martins pede que seus amigos compartilhem seu vídeo para que ele se consolide no “Circuito de Causos e Poesias Nordestina”. Ao Mix96 ele explicou quais são seus objetivos com a publicação:

“Causos e Poesias Nordestina é na verdade uma lance abstrato mas que acaba por levar o artista a ser reconhecido em lugares importantes que valorizam e levam a sério essa parte da cultura nordestina. Com o compartilhamento do vídeo, pessoas de varias partes do Nordeste, e do Sudeste, onde a influencia nordestina é forte, estão mantendo contato pra saber se posso ir me apresentar em alguns eventos que acontecerão em 2016. Em 2014 fui convidado para ir à Pernambuco por conta da musica “coisas do amor”, que é de minha autoria, ter ganhado notoriedade em algumas cidades de lá. Com isso os causos também ficaram conhecidos”, disse Gil Martins.

Gil Martins está gravando um novo CD, que contará com músicas como “Araponga” de Rubens Sampaio e “Beija flor da Bahia” de Zeu Azevedo, ambos guanambienses, além composições próprias e mais alguns causos.

Palavra de Nordestino (Amazan)

Tem certas coisas seu moço que se eu pudesse mudava gente falca e fuxiqueira se eu fosse a morte matava home que nega o que diz que faz e diz eu não fiz se eu pudesse enforcava. Minha palavra é um tiro é igual um documento nem chuva de picareta nem tempestade de vento faz a palavra eu quebrar que pra mode sustentar qualquer barreira eu enfrento.  Mas meu compadre Caetano que viu um doutor zangado dizendo que a semente de homem tinha acabado e que gente de palavra nunca mais tinha avistado o compadre disse tem o senhor tá enganado .Pegaram lá uma teima aquele tem mais não tem o doutor disse eu aposto o compadre disse eu também saíram os dois avexado e quando chegou no meu rancho eu já vinha do roçado o doutor foi me avistando e disse preste atenção vou te pedir uma coisa me diga se dá ou não .Eu respondi doutor se eu tiver eu te dô qualquer coisa meu patrão pode pedir qualquer coisa e fica descansado que se eu não tive aqui eu vou buscar no roçado. Não é nada disso não o doutor pois se a falar É somente uma coisinha mais olha que você não dá. Eu disse duotor pode vir um coroné eu disse que dava e dou pode dizer o que é. Mas quando ele disse o que era eu só faltei estourar meu sangue chega subiu e a coisa que ele pediu eu nem posso lhe contar. Fiquei morto de vergonha o suor chega pingava se eu soubesse o que era não tinha dito que dava ma agora tava tarde pois quando o homem começa a sustentar a palavra ele morre mais não regressa dancei quenem Salomé enquanto vida eu tiver não caio mais numa dessa. Eu dizia comigo meu Jesus to arruinado! Magine se eu der a ele e ficar viciado mas como eu já tinha dado a palavra ao enfuzado olhei pra um canto e pra o outro assim bem desconfiado e disse pro forasteiro vamos praquele umbuzeiro pelo memo é reservado ai foi quando o dotô ficou muito admirdo home de paavra assim nunca mais tinha avistado não precisa mim dar nada a aposta tá ganhada e seu compadre é o felizardo. Pagou a paosta todinha saiu na hora precisa meu cumpade olhou pra eu com uma cara muito lisa separou uns real e disse vai em seu Dorival comprar pra tu umas camisas .Eu respondi cumpadre seu cachorro da mão torta quando tu pegar suas teima me tire de sua aposta pois ainda tô sentindo nas calça o cheiro de bosta .O cumpade foi se embora eu me agrarrei com a mulher acendi umas dez velas e rezei pra são José e hoje eu disconfiu quenem raposa se alguém me pede uma coisa eu digo logo:

O que é?!!

Anúncio

2 comentários

Deixe uma resposta