Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Da Redação da Agência Sertão

O deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) cobrou a criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. O pronunciamento foi destaque na edição da Voz do Brasil desta quinta-feira (8).

O parlamentar apresentou projeto na Comissão de Educação propondo o desmembramento do Campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) de Vitória da Conquista e transformando a unidade na Universidade Federal do Sudoeste da Bahia.

Waldenor propôs ainda a criação de mais quatro campi, nos municípios de Brumado, Caetité, Jequié e Macaúbas. Ele acredita que o campus de Vitória da Conquista tem estrutura para se desmembrar da UFBA. “O Campus Anísio Teixeira, já implantado e instalado com oferecimento de graduação, mestrado e doutorado, preenche as condições para se transformar em uma universidade federal da maior importância e significação para o desenvolvimento do Sudoeste Baiano. Com sede em Vitória da Conquista e com a criação de quatro Campi”, ressaltou o deputado.

Segundo o deputado, o Conselho Superior da UFBA aprovou o desmembramento do campus, condição inicial para a criação da Universidade. Waldenor afirmou que apesar de saber que cabe ao poder executivo propor a criação de uma nova universidade federal, ele apresentou o projeto com o objetivo de promover o debate sobre a necessidade da criação de uma universidade na região.

Outro deputado quer a instalação de um campus universitário na região. Arthur Maia propôs a criação de uma unidade da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em Guanambi.

Ouça o trecho da Voz do Brasil com o pronunciamento do deputado Waldenor.

Anúncio

Deixe uma resposta