32 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Sesab inicia nesta sexta-feira uma campanha de vacinação antecipada

A estratégia foi direcionada para as cidades que tiveram menos de 50% da cobertura em 2017

Mais Lidas

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) inicia nesta sexta-feira (20) uma campanha de vacinação para o público-alvo: crianças de 1 a menores de 5 anos. De acordo com o órgão, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra o sarampo e poliomielite em 63 municípios da Bahia.

A estratégia foi direcionada para as cidades que tiveram menos de 50% da cobertura em 2017. Márcia Luzia, coordenadora regional de imunização, explica para a Agência Sertão que “o único município abaixo da meta, na região de Guanambi, foi Tanque Novo”, em relação a poliomielite. Portanto, será a única cidade mais próxima a aderir a campanha antecipada.

Segundo o coordenador de imunização da Sesab, Ramon Saavedra, o plano de ação visa antecipar os municípios para campanha nacional. Ele ainda informou que as cidades envolvidas estão preparadas para receber o público faltoso, tendo em vista que os postos já trabalham com as vacinas de sarampo e poliomielite na rotina. “A orientação é abordar os municípios que iniciam, nesta sexta, a campanha. Avaliamos que não haveria necessidade de aguardar para intensificar”, disse.

Após reunião entre os dirigentes de cada cidade, a Sesab estabeleceu outras estratégias. Além da vacinação nos postos de saúde, a ação tem proposta de levar a imunização para pontos das zonas urbanas e rurais. “Vamos ultrapassar os limites das unidades de saúde e buscar o público”, afirma Ramon.

Uma das estratégias está na articulação com escolas e creches para realizar a vacinação programada. Além disso, está previsto o funcionamento, das unidades de saúde, em horários alternativos. Outra ação que deve intensificar a cobertura é a realização da vacinação casa a casa, em feiras, shoppings, praças e em locais de grande circulação.

Saavedra ressaltou que os municípios podem avaliar e desenvolver outras formas de estratégia, dependendo da especificidade. Um exemplo disso é a implementação do Dia D em cada município. Apesar de iniciar nesta sexta, o plano de ação da Sesab seguirá a Campanha Nacional de Vacinação, que deve acontecer de 6 a 31 de agosto, tendo 18 de agosto como o Dia D.

A Sesab pretende elevar a cobertura na população menor de 5 anos a níveis desejados (maior ou igual a 95%), fortalecer os serviços de imunização nos 417 municípios baianos, melhorar os indicadores de qualidade da vigilância epidemiológica em casos suspeitos de poliomielite, sarampo, rubéola e síndrome da rubéola congênita (SRC), manter o status do Brasil e América Latina como livre de pólio e conservar a Bahia livre do vírus do sarampo e da rubéola.

Com informações do A Tarde.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas