30.7 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Primeiro casamento coletivo será realizado em Guanambi

A cerimônia acontecerá no dia 1º setembro, não terá custo e a expectativa é que 50 casais participem

Mais Lidas

Joana Martins/ Agência Sertão

Será realizando em Guanambi o primeiro casamento coletivo. A cerimônia acontecerá no dia 1º setembro, não terá custo e a expectativa é que 50 casais participem.

O casamento será religioso com efeito civil.  No entanto, vale ressaltar que é destinado apenas para pessoas que não tem condições financeiras para arcar com esses custos. Os casamentos serão realizados na Paróquia de Santo Antônio, Igreja Matriz, às 11h.

Os casais podem se inscrever até 04 de agosto nas paróquias da cidade e o curso de noivos acontece no dia 05 de agosto. Em seguida, será marcado um entrevista por casal com um padre.

Processo Civil

Além de fazer a inscrição para o curso, os casais deve solicitar no próprio Cartório da cidade uma Declaração de Hipossuficiência. Após realizar a declaração de hipossuficiência o casal deve apresentar a Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF),  um comprovante de residência e Certidão de Nascimento atualizada, xerox e a original de cada pessoa. Em todos os casos é necessário a presença de duas testemunhas.

Nos casos de viúvos, divorciados, estrangeiros ou menores de idade, é exigido além dos outros documentos, à apresentação de documentos específicos: os divorciados necessitam apresentar a Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio; os viúvos a Certidão de Casamento do primeiro casamento e Certidão de Óbito do cônjuge falecido; os menores  uma autorização dos pais ou de seus responsáveis legais e os estrangeiro a  Certidão Consular ou Certidão de Nascimento original carimbado pela Embaixada Brasileira, ou uma cópia autenticada da sua RNE (Registro Nacional de Estrangeiros).

O casamento coletivo é uma iniciativa do projeto ‘106 em Ação – Juntos Somos Mais’  de uma emissora local. “Em homenagem aos 11 anos de aniversário da Rádio 106 FM. Será realizado o primeiro casamento comunitário, o ano passado desistimos porque os prazos que a Igreja exigiu não deu tempo para fazer”, explica uma das organizadora, Neide Lú.

O cartório para a realização do processo fica localizado na R. Otávio Mangabeira, 1095 com funcionamento de segunda-feira à sexta-feira das 07 às 16h.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas