26.4 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Medicina Veterinária abre palestras da II Secitec

Mais Lidas

Joana Martins | Agência Sertão

Começou na manhã desta terça-feira (16), a II Semana de Ciência e Tecnologia ( Secitec) de Guanambi. O evento é organizado pelo Centro Universitário UniFG e pelo Instituto Baiano – Campus Guanambi, com apoio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) .

Joana Martins/ Agência Sertão

As primeiras palestras aconteceram na câmara de vereadores de Guanambi. A palestra de abertura teve como tema “Plantas Tóxicas para Animais do Semiárido”, ministrado pelo médico veterinário Carlos Eduardo de Lima. “Existem diversas plantas que são prejudiciais a  saúde dos animais e caso não tenha um diagnóstico e tratamento rápido pode levar a morte após o consumo. Algumas dessas plantas são encontradas aqui na região, como por exemplo, a mamona, vaqueta, samambaia, algaroba, mandioca brava, entre outras. Em alguns casos, o efeito tóxico só é sentido após o consumo em grande quantidade, em outros casos, apenas uma pequena quantidade pode ser fatal”, explica o veterinário, ressaltando que o uso do carvão aditivado, atualmente, é uma boa alternativa para de tratamento.

Além das plantas prejudiciais, a palestra abordou a importância de uma alimentação adequada para os animais do semiárido. “A melhor forma de cuidar da saúde dos animais é dar a eles uma boa alimentação, como também disponibilizar água satisfatória. E o mais importante, oferece uma ambiente limpo e no caso de bovinos o sal mineral”, disse o médico. ”Na falta de minerais, a primeira coisa que pára é o sistema reprodutivo. As vacas de cria, por exemplo, não dão cio, emagrecem e têm problemas no parto”, ressalta Lima.

Além das palestras da área de Medicina Veterinária, minicursos da mesma foram realizados no mesmo dia. No IF Baiano, a programação foi aberta com os minicursos de “Elaboração de Salgadinhos Lucrativos”, para o curso de Tecnologia em Agroindústria, e “Extração de óleo essencial através do método de Clevenger modificado”, para estudantes do curso de Licenciatura em Química.

A abertura oficial da II Secitec acontece nesta terça-feira às 19h no IF Baiano. Durante toda semana serão ministraras palestra, minicurso e outro. Para ver a programação completa e mais informações, acesse o site oficial da Secitec.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas