31.2 C
Guanambi
22 C
Vitória da Conquista

A gente vamos ou a gente vai? O singular e o plural na construção de nossas frases.

Mais Lidas

Anúncio
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/198435087″]

Olá, eu sou Fernanda Araujo e juntos, aqui na 96 Fm, aprenderemos um pouco mais sobre nossa Língua Portuguesa. Dicas bem BAKANAS para nos expressarmos utilizando uma forma mais correta. Se somos o que falamos, precisamos então nos atentar em relação a isso. Na atualidade, a grande dificuldade em concursos e vestibulares tem sido o Português… Sendo assim, esse quadro, o CUIDADO COM A LÍNGUA poderá ser bem útil.
Vamos nessa porque aprender nunca é demais. Vamos começar por uma frase que todos comentam e que realmente não dá para errar mais porque é muito simples.
O tal do “a gente vamos.”
Vou explicar agora. Depois desse quadro não fale mais a gente vamos, substitua por a gente vai, ou se gostar muito do vamos, diga nós vamos.
Repetindo, para falarmos corretamente precisa ser assim: a gente vai ou nós vamos.
Vamos exercitar um pouquinho… A gente vai correr no parque da cidade. A gente vai conversar sobre isso… A gente vai falar sobre esse assunto… Repita comigo e não se esqueça…. A gente sempre VAI e nunca a gente VAMOS.
Agora para completar, você deve estar se perguntando. Mas se eu já tiver ido, eu posso dizer a gente FOMOS? Não, você vai dizer a gente FOI. No presente a gente vai e no passado a gente foi ou nós fomos.
Simples não é….
É a gente vai porque o sujeito, apesar de fazer referência a um coletivo (nós) está no singular, logo, o verbo que o acompanha também deverá ficar no singular. Decorou?
Na próxima semana tiraremos a duvida de um ouvinte da 96 Fm. Envie sua duvida para gente e participe do cuidado com a língua… E sabia que tem presente para você que ligar na 96 dizendo que está curtindo o programa….
Toda segunda feira, aqui na 96 Fm comigo, Fernanda Araújo.

 Confira a explicação da Prof. Fernanda Araújo clicando aqui

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas