29.9 C
Guanambi
22.2 C
Vitória da Conquista

Daqui a pouco, novo ministro da educação toma posse

Mais Lidas

Renato-JanineA posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, acontece na manhã desta segunda-feira (6) em Brasília. O evento que contará com a presença da presidente Dilma Rousseff, está marcada para as 11h da manhã, no Palácio do Planalto. Janine, que é professor aposentado de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo (USP), foi convidado para assumir o cargo no dia 26 de março. O anúncio do novo nome que vai chefiar o Ministério da Educação foi feito no dia 27.
Na tarde desta segunda, Janine também participará da cerimônia de transmissão de cargo, com a participação do atual ministro interino, Luiz Cláudio Costa, às 15h. O governo já anunciou que Costa voltará a ocupar o cargo de secretário-executivo do MEC. Janine ensinou por 20 anos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Entre os cargos que ocupou está o de presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP (CCInt), entre 1991 e 1994, e secretário e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 1997 e 1999. Também foi diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes (2004 a 2008), quando dirigiu mais de 2.500 cursos de mestrado e doutorado do Brasil.
A divulgação de seu nome para o ministério foi elogiada pelos especialistas da área. Desde que anunciou sua decisão de aceitar o convite e assumir o ministério, Janine explicou que não daria entrevistas sobre suas posições específicas em relação ao novo cargo. Durante a semana, ele se pronunciou publicamente duas vezes, mas sem detalhas as ações que pretende implementar no governo.
No sábado (28), um dia após a divulgação de seu nome para o cargo, o professor publicou um texto no Facebook no qual agradeceu às mensagens de apoio recebidas durante a noite e afirmou que espera que “a educação constitua um destes pontos que permitam unir o País, gente de um lado ou de outro, mas que sabe que sem educar não se avança”.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas