22.3 C
Guanambi
16 C
Vitória da Conquista

Comunidade de Queimadas em Mutans receberá certificação como Remanescentes de Quilombo

spot_img
- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -

Redação 96FM

O Ministério da Cultura, a Fundação Cultural Palmares e a Prefeitura de Guanambi convidam para a solenidade de Certificação da Comunidade de Queimadas em Mutans, como autodefinição de REMANESCENTES DE QUILOMBO. Esta intervenção além de gerar o reconhecimento das comunidades quilombolas, proporciona recursos e melhorias na comunidade, valorizando a cultura da localidade.

O trabalho de certificação vem sendo feito de 2014 pela Secretaria de Assistência Social que realizou a pesquisa no local, organização de documentos e reuniões com a comunidade.

Os remanescentes de quilombo são definidos como grupos étnico-raciais que tenham também uma trajetória histórica própria, dotado de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, e sua caracterização deve ser dada segundo critérios de auto- atribuição atestada pelas próprias comunidades, como também adotado pela Convenção da OIT sobre Povos Indígenas e Tribais.

Remanescentes Quilombola

A chamada comunidade remanescente de quilombo é uma categoria social relativamente recente, representa uma força social relevante no meio rural brasileiro, dando nova tradução àquilo que era conhecido como comunidades negras rurais (mais ao centro, sul e sudeste do país) e terras de preto (mais ao norte e nordeste), que também começa a penetrar ao meio urbano, dando nova tradução a um leque variado de situações que vão desde antigas comunidades negras rurais atingidas pela expansão dos perímetros urbanos até bairros no entorno dos terreiros de candomblé. Atualmente, há mais de 2 mil comunidades quilombolas no país, lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988.

11703122_1027252180642804_4442172627781810798_n (1)

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -