22.9 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Há 70 anos Hiroshima era destruída por uma bomba atômica

- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -




Tiago Marques | Redação 96FM

Era uma segunda-feira, 6 de agosto de 1945, às 8 horas e 15 minutos da manhã, a bomba atômica “Little Boy” foi lançada sobre Hiroshima por um bombardeiro B-29 americano, o Enola Gay, quase 100 mil pessoas morreram instantaneamente com a explosão. Nos meses seguintes, cerca de 140 mil japoneses morreram vitimas de ferimentos e radiação.

a-bomb_1456835i

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Segundo Exército e o Exército Regional de Chugoku eram sediados em Hiroshima, a cidade também possuía grandes depósitos de suprimentos militares e era um centro chave para a navegação. Várias cidades japonesas já haviam sido bombardeadas e os aliados planejavam invadir o Japão. A guerra já havia terminado na Europa, a Alemanha já havia se rendido em maio, mas no oriente ainda havia combates. Dez dias antes do ataque a Hiroshima, os Estados Unidos pediram a rendição imediata do Japão, sob ameaça de efetuar um “ataque total”, o que ocorreu logo em seguida.

A cidade foi praticamente destruída, cerca de 70% das residências foram destruídas e 7% foram severamente danificadas. Em 17 de setembro de 1945, Hiroshima foi atingida pelo Tufão Makurazaki. Pouco mais de um mês depois, no dia 17 de setembro a cidade foi atingida pelo Tufão Makurazaki deixando mais de 3 mil mortos e feridos, destruindo boa parte das pontes causando grandes danos em estradas e rodovias. Fui a unica vez na história da humanidade que armas nucleares foram usadas diretamente sob alvos civis.

800px-HiroshimaNightA atual população da cidade de cerca de 1.600.000 habitantes e mais de 2.000.000 em sua região metropolitana. Na época da bomba atômica, a população era de cerca de 400 000 habitantes, depois da explosão caiu para 131.000, só em 1995 a cidade retomou a população que tinha anterior a guerra. A partir de 1949 a cidade foi reconstruída, ganhando o título de cidade da paz, o que lhe oportunizou sediar grandes eventos mundias sobre o assunto.

A população por volta de 1910 era de 143 000 habitantes. Antes da Segunda Guerra Mundial, a população de Hiroshima tinha crescido para 360 000, e atingiu 419 182 em 1942. Após a bomba atômica em 1945, a população caiu para 137 197 habitantes. Em 1995, a população da cidade retornou ao nível pré-guerra.

Nagazaki

Três dias depois, a cidade de Nagazaki foi destruída por uma bomba nuclear de plutônio (Fat Man). Ela foi lançada sobre o bairro industrial da cidade, bem na área das indústria bélicas, Estima-se que cerca de 80 mil pessoas morreram no ataque. Seis dias depois o Japão declarou a rendição, no dia 2 de setembro assinou o acordo que pós fim a segunda guerra mundial. Os planos do presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, era ter uma outra bomba atômica pronta para uso em 19 de agosto, sendo mais três em setembro e outras três em outubro.

 




- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -