22.7 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Imagens do Século XVIII serão restauradas em Palmas de Monte Alto

Mais Lidas

Duas importantes imagens sacras, originárias do século XVIII da igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, do município de Palmas de Monte Alto, serão restauradas através de parceria entre a paróquia local e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Uma delas é a da Nossa Senhora que dá nome à igreja, e a outra é do Senhor Morto, uma singular imagem de Jesus Cristo, com braços móveis, que pode estar crucificado, com braços abertos, ou ao longo do corpo, deitado, na representação da sua morte. As imagens chegaram nessa localidade em 1742. Segundo o padre Josias Silva, as imagens são parte do patrimônio histórico e religioso dessa região.

A parceria ficou definida em audiência realizada nesta terça-feira (04/08), noa sede do IPAC, em Salvador, onde o chefe de gabinete da deputada Ivana Bastos, Marcílio Seixas, reuniu-se com o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, e equipe técnica do órgão. Acompanharam a reunião o padre Josias Silva e do empresário Ruy Moura, do município de Palmas de Monte Alto.

Segundo o diretor do IPAC o próximo passo é a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica e, depois, a visita de especialistas para avaliarem as imagens e criarem o cronograma de restauro. “Palmas de Monte Alto é considerada a cidade-mãe de Guanambi, Riacho de Santana, Matina, Candiba e Sebastião Laranjeiras, o que faz que tenha muita representatividade histórica nessa região”, disse o empresário local, Ruy Moura.

ASCOM IPAC

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas