33 C
Guanambi
25.5 C
Vitória da Conquista

Vereadores de Caetité aprovam repúdio aos jornais Estadão (SP) e Correio da Bahia por matéria sobre contaminação de água.

Mais Lidas

Na sessão da Câmara de Vereadores de Caetité da noite de segunda-feira (24/8) foi aprovada a moção de repúdio proposta pelos edis Marcílio Alves (PSB) e Mário Rebouças(PCdoB), em razão de matérias veiculadas pelos jornais O Estado de São Paulo (mais conhecido como “Estadão”) e Correio da Bahia, onde fazem ligação da cidade a uma suposta contaminação de um poço que está no vizinho município de Lagoa Real.

A matéria do Estadão, intitulada “Urânio contamina água na Bahia”, deixa a entender que essa contaminação – que se dá não pela atividade mineradora da INB na zona norte do município de Caetité e sim por ter sido aberto sobre a jazida do mineral – ocorre em virtude da mina caetiteense.

Já a matéria do Correio, segundo os vereadores, ofende o município de Caetité já no seu título:  “Consumo de água é suspenso em Caetité por alta contaminação de urânio”. Isto é, no dizer do vereador Mário Rebouças, “difamatória” e trata “com desonestidade os fatos”; Mário lembrou que Caetité é uma cidade que é referência regional e até nacional em diversas áreas, e que as matérias desinformam a população, infundindo medo quando a água consumida em Caetité sequer vem de mananciais da região mineradora. Acentuou que o poço sob interdição fica no município de Lagoa Real, e não em Caetité, e a contaminação ali é natural e não derivada da mineração. Por tudo isso propôs que as matérias deveriam receber o  “repúdio veemente” daquela Casa Legislativa.

Colocada em votação, a Moção de Repúdio às referidas matérias dos jornais Estadão e Correio foi aprovada à unanimidade pelos vereadores, unindo situação e oposição contra aqueles que agem irresponsavelmente no que diz respeito à informação.

Caetité Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas