Acontecerá no auditório do Cetep – Centro de Treinamento Pedagógico de Guanambi, a 2ª Conferência Municipal de Juventude. A programação irá versar da seguinte maneira: As atividades serão iniciadas na quinta, à partir das 8h. Uma hora mais cedo, às 7h, o credenciamento já estará sendo feito. Os participantes sejam ouvintes ou delegados poderão chegar e se inscrever na conferência sem nenhuma taxa de inscrição ou custo adicional, ainda que simbólico, para que ao final da mesma possam ser certificados com 12h de Carga Horária advinda das atividades ali desenvolvidas.

A primeira exposição será feita por militantes, ativistas e profissionais jovens que vão expor suas experiências, para emoldurar a temática de juventude em fato. Em seguida, uma breve apresentação cultural irá seguir de um lanche e para fechar a manhã. O Dr. Alexsandro de Oliveira e Silva irá palestrar sobre: A Redução da Maioridade Penal. A oportunidade da exposição e intervenção do jurista é dinâmica, podendo ser feitas perguntas e contribuições para deixar o debate mais heterogêneo.

Ainda na quinta, na parte da tarde, serão montados os GRUPOS DE TRABALHO – GT,s, que irão versar sobre eixos temáticos que estão elencados no estatuto da Juventude. São 11 eixos, sendo eles:

I – Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil;

II – Direito à Educação;

Se você gosta do conteúdo da Agência Sertão, colabore para o aprimoramento do nosso Jornalismo a partir de R$ 10 por mês e seja um assinante - Saiba como!

 

III – Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda;

IV – Direito à Diversidade e à Igualdade;

V – Direito à Saúde;

VI – Direito à Cultura;

VII – Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão;

VIII – Direito ao Desporto e ao Lazer;

IX – Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente

X – Direito ao Território e à Mobilidade;

XI – Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.

Cada eixo temático irá contar com um FACILITADOR, um profissional da área que irá trabalhar o tema com a juventude presente de modo a tranquilizar as proposições que poderão ser desde projetos, programas, leis ou Políticas Públicas de Juventude efetivamente.

No último dia, manhã da sexta-feira, as atividades irão se iniciar às 8h, onde irá ocorrer a plenária da conferência. Neste ponto, os delegados serão votados de acordo com o Regimento, assim como os suplentes e as sugestões e resoluções da conferência serão votadas da mesma forma. Após o encerramento dos trabalhos os participantes irão retirar os certificados na saída (podendo ser encaminhados posteriormente via E-mail ou entregues na hora).

PORQUE A CONFERÊNCIA?

Com a realização da Conferência Municipal de Juventude de Guanambi espera-se, de maneira motivada, que haja um sumário fortalecimento nas instâncias de Juventude no município. Desde os grêmios estudantis nos Colégios Estaduais, nos Diretórios Acadêmicos e Diretórios Centrais Estudantis nas Instituições de Ensino Superior, no Conselho Municipal, no Plano Municipal e, por conseguinte na votação de um Estatuto da Juventude de Guanambi.

ASCOM – PREFEITURA DE GUANAMBI

Responder

Por favor, escreva seu comentário
Digite seu nome aqui