32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

Semana promete ser uma das mais quentes da história, em Guanambi deve passar dos 40º

Mais Lidas

Tiago Marques | Redação 96FM

A semana que se inicia promete ser uma das mais quentes da história em várias regiões do país. Uma massa de ar quente e seco se localiza sobre o centro do país desde a semana passada baixando drasticamente a umidade relativa do ar em várias regiões. Na última sexta-feira (16) a umidade relativa do ar chegou a 7% em Ibotirama e 9% em Guanambi, respectivamente primeira e terceira mais baixa do Brasil no dia.vianorte post

As ondas de calor também estão provocando temperaturas acima dos 40ºC em várias cidade brasileiras. Neste domingo 4 cidades baianas registraram altas temperaturas. Em Ibotirama e Santa Rita de Cássia, os termômetros marcaram 40,8 °C; em Carinhanha, o calor chegou a 40,2ºC. A maior temperatura, contudo, foi registrada em Bom Jesus da Lapa, onde os habitantes enfrentaram 41,3 °C.

Em Guanambi o pico deste calor deve ocorrer na quinta-feira (22), segundo a previsão, o município pode registrar temperatura próxima a 41ºC, se confirmar será a maior desde que se tem registros na estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET. Um fenômeno parecido ocorreu numa segunda-feira, 05 de outubro. Na ocasião a estação meteorológica do INMET localizada no Aeroporto Municipal registrou 39,5ºC.

O INMET já emitiu alertas de seca e de ondas de calor para várias regiões do país. Os índices baixos de umidade e as temperaturas elevadas podem causar riscos à saúde das pessoas.

Sketch PostCHUVAS EM GUANAMBI

Após a passagem de mais uma onda de calor, a nebulosidade deve aumentar na região e há possibilidade de chuva de forma isolada nos últimos dias de outubro. As previsões mais otimistas indicam chuva na região a partir do dia 08 de novembro, podendo começar nesta data um período de chuvas constantes que acumulem pelo menos 100 mm até o dia 15. A segunda quinzena de novembro e a primeira de dezembro também prometem ser com chuva em Guanambi e Região.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas