Tiago Marques | Informações Revista Época
Reportagem da Revista Época desta semana trouxe uma entrevista com Rafael Loyola, diretor do Laboratório de Biogeografia da Conservação, da Universidade Federal de Goiás sobre o avanço desenfreado da agricultura sobre o Cerrado e como isso está afetando a vazão de grandes rios brasileiros.
O cerrado abriga uma imensa riqueza biológica e responsável por nascentes que alimentam 8 das 12 bacias hidrográficas do Brasil. “O Cerrado é um conjunto de tipos de vegetação nativa do Brasil e extremamente rico em espécies de plantas e animais. Essa vegetação varia da florestas até campos limpos ou com rochas em grandes altitudes. Ele tem uma biodiversidade incrível, que vai desde bactérias em cavernas até plantas e animais. Além disso, ele é importantíssimo para a manutenção da água no Brasil, já que as nascentes e rios do Cerrado contribuem com 8 das 10 regiões hidrográficas que temos no Brasil,” disse o pesquisador à revista.
“O Cerrado contribui para a vazão de 8 das 12 bacias hidrográficas do Brasil, alimentando grandes rios como o São Francisco, Amazonas, Paranaíba e Araguaia. Além disso, ele mantém grandes aquíferos (especialmente o bambuí e guarani, que alimenta a bacia do paraná, maior parte dos rios de São Paulo e Goiás. Infelizmente, esses aquíferos têm cada vez menos água e cerca de 10 pequenos rios desaparecem a cada ano no cerrado.”
VEJA MAIS SOBRE ESTA ENTREVISTA