21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Cerca de 10 pequenos rios desaparecem a cada ano no cerrado.

Mais Lidas

Tiago Marques | Informações Revista Época

Reportagem da Revista Época desta semana trouxe uma entrevista com Rafael Loyola, diretor do Laboratório de Biogeografia da Conservação, da Universidade Federal de Goiás sobre o avanço desenfreado da agricultura sobre o Cerrado e como isso está afetando a vazão de grandes rios brasileiros.

O cerrado abriga uma imensa riqueza biológica e responsável por nascentes que alimentam 8 das 12 bacias hidrográficas do Brasil. “O Cerrado é um conjunto de tipos de vegetação nativa do Brasil e extremamente rico em espécies de plantas e animais. Essa vegetação varia da florestas até campos limpos ou com rochas em grandes altitudes. Ele tem uma biodiversidade incrível, que vai desde bactérias em cavernas até plantas e animais. Além disso, ele é importantíssimo para a manutenção da água no Brasil, já que as nascentes e rios do Cerrado contribuem com 8 das 10 regiões hidrográficas que temos no Brasil,” disse o pesquisador à revista.

“O Cerrado contribui para a vazão de 8 das 12 bacias hidrográficas do Brasil, alimentando grandes rios como o São Francisco, Amazonas, Paranaíba e Araguaia. Além disso, ele mantém grandes aquíferos (especialmente o bambuí e guarani, que alimenta a bacia do paraná, maior parte dos rios de São Paulo e Goiás. Infelizmente, esses aquíferos têm cada vez menos água e cerca de 10 pequenos rios desaparecem a cada ano no cerrado.”

VEJA MAIS SOBRE ESTA ENTREVISTA

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas