23.6 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

NÉVOA QUE ATINGIU REGIÃO É PROVOCADA POR INVERSÃO TÉRMICA

Mais Lidas

Informações e foto L12

A névoa que pairou sobre a região desde a manhã deste sábado (05) climatologicamente é resultado de um fenômeno conhecido como inversão térmica.  De acordo com especialistas em climatologia, isso acontece quando a atmosfera está mais quente na parte superior do que na inferior, o que cria uma espécie de barreira, impedindo a dispersão da poluição do ar.

Longo período de estiagem, baixa umidade do ar e excesso de queimadas ocorridas nos últimos dias na Chapada Diamantina, teria influenciado para o fenômeno ocorrer. Neste sábado, o dia amanheceu escondido pela névoa. Quase não se dava para ver o horizonte entre as Serras.

A nuvem formada no céu estava cheia de partículas de sujeira e fumaça das queimadas. Junto com esse fenômeno também ocorreram chuvas de granizo em várias partes da Região do município de Livramento de Nossa Senhora. Isso normalmente ocorre porque grandes quantidades de vapor liquido sobem para a atmosfera, formando grande nuvens de tempestades, essas nuvens com alto conteúdo de água líquida formam correntes ascendentes, atingindo uma zona da atmosfera em que tenha temperatura abaixo de 0°C, em razão disso a água se congela quando entra em contato com os chamados núcleos de condensação, que caem quando atingem determinado peso.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas