23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Bahia é o terceiro estado com maior número de casos de microcefalia

Mais Lidas

Gil Santos | Rede Bahia

A Bahia é o terceiro estado com maior número de notificações por casos de microcefalia do país, foram 180 ocorrências até o último sábado (5). No ano passado, foram sete casos em todo o estado. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (8). A Bahia fica atrás apenas de Pernambuco (804) e Paraíba (316).

Segundo os números do MS, os estados do nordeste lideram a lista de casos confirmados. Além dos três já citados, estão no topo da lista Rio Grande do Norte (106), Sergipe (96), Alagoas (81), Ceará (40), Maranhão (37) e Piauí (36). O Tocantins apresentou 29 casos e o Rio de Janeiro outras 23 ocorrências, seguidos por Mato Grosso do Sul (9), Goiás (3) e Distrito Federal (1).

Ontem, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou que seis óbitos foram confirmados por conta da doença. Nesta terça-feira, o MS divulgou apenas dois casos. Procurada, a assessoria do Ministério informou que os dados podem estar desatualizados e pediu para que fosse considerado o número divulgado pela Sesab. Até o momento foram registrados 1.761 casos suspeitos de microcefalia, em 422 municípios de 14 unidades da federação.Apesar de concentrar o maior número de notificações de microcefalia, Pernambuco não apresentou nenhum óbito até o momento, segundo o MS.

Rio Grande do Norte é o estado com o maior número de mortes, foram 9 casos. Ainda nesta terça-feira, a assessoria da Sesab divulgou uma nota informando que até o dia 1º  de dezembro, foram notificados na Bahia mais de 63 mil casos de Zika, 21 mil de chikungunya e outros 50 mil de dengue.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que existe relação entre o Zika vírus e os casos de microcefalia. Por conta do risco, algumas mulheres estão adiando o sonho de ser mãe, como o CORREIO mostrou em reportagem nesta terça-feira. A microcefalia é uma anomalia que acontece com o bebê, quando o cérebro não se desenvolve do tamanho normal, apresentando 32 centímetros ou menos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas