35.1 C
Guanambi
27.1 C
Vitória da Conquista

I Encontro sobre Cidadania e Relações Étnico Raciais – NEABI | IF BAIANO CAMPUS GUANAMBI

Mais Lidas

Ascom | IF Baiano Campus Guanambi

Fotos: Grêmio Estudantil Luzia Pereira Borges

O IF Baiano Campus Guanambi, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI), realizou na manhã do dia 12 de dezembro o I Encontro sobre Cidadania e Relações Étnico Raciais. O Núcleo tem como objetivos educar para as relações étnico-raciais e promover pesquisa e extensão sobre o tema.

A abertura foi com apresentação da Fanfarra do Campus Guanambi, em seguida, as professoras Cinara Cafieiro e Barbara Lessa expuseram as atribuições do núcleo e os objetivos do evento, que são refletir sobre a cultura afro-brasileira, indígena e cigana, a fim de se reconhecer, valorizar e respeitar as diferenças.

O professor de Filosofia do campus Daniel Reis, proferiu a palestra “Memória e Identidade”, que discutiu a importância da memória na construção das identidades, no intuito de se resgatar e valorizar a cultura afro-brasileira, indígena e cigana, presentes no nosso povo. Ele externou sua satisfação em participar desse encontro e enfatizou. “Ao problematizar o mito de fundação da identidade nacional e o local que negros e índios ocupam nessa narrativa pretendi  trazer a luz a história da construção  ideológica das alteridades que culminou na criação de uma valoração de determinadas competências como ontologicamente
determinadas para as etnias  criadoras no nosso Estado Nacional,” disse o filósofo.

NEABI cinara e barbara
Professores Cinara Cafieiro e Barbara Lessa – NEABI
NEAB DANIEL REIS
O professor de Filosofia do campus Daniel Reis, proferiu a palestra “Memória e Identidade”
[youtube id=”sD2sjAw9mlM”]
NEAB SILVIA EDILEUZA
A professora Sílvia Marques apresentou um vídeo onde Chico Buarque fala sobre racismo, e faz uma reflexão sobre a ilusão das relações raciais, confirmando a existência do “mito” de que no Brasil não há racismo. A professora Edileuza Santos apresentou o texto: Declaração de Raça.
12342869_961130880623172_7837593777685515018_n (1)
Os alunos Joyce Araújo e Isa Emanuelle o aluno e  Breno deram um show de emoções com uma apresentação musical, voz e violão. 
12360368_961131317289795_8985453577237578120_n
A aluna Ângela Gabrielle apresentou o conto africano: Os segredos da nossa casa.
Neabi pinturas xavier
O aluno Adriano Xavier, natural de Inhambupe, expôs várias de suas pinturas, obras que revelam a sensibilidade do artista a cerca das questões sociais e culturais de nossa gente. (Veja mais fotos)
desfile orgulho negro
Ocorreu durante o evento um desfilo de beleza Afro em forma de desfile (Veja mais fotos)

NEABI

O NEABI tem como objetivo principal combater atitudes de racismo e preconceito contra negros e indígenas autodeclarados através de ações de ensino, pesquisa e extensão em consonância com a Política de Diversidade e Inclusão do IF Baiano e demais documentos federais sobre esta temática.

MAPA RACIAL

Foi lançado nesta semana o Mapa Racial Interativo. Com base em informações do IBGE, o mapa mostra onde moram os brancos, pretos, pardos, indígenas e amarelos no Brasil. Pelo mapa é possível constatar a segregação racial na questão habitacional.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas