33 C
Guanambi
25.5 C
Vitória da Conquista
Home Previsão do Tempo Vídeo: Centenas de pessoas visitam a barragem de Ceraíma neste domingo (24)

Vídeo: Centenas de pessoas visitam a barragem de Ceraíma neste domingo (24)

0
Vídeo: Centenas de pessoas visitam a barragem de Ceraíma neste domingo (24)

Até o sol apareceu neste domingo que começou chuvoso em Ceraíma, o bom volume de chuvas que caiu na madrugada fez que com o nível do lago da barragem subisse consideravelmente nas últimas horas. A superfície de água já atingiu os 512,4 metros acima do nível do mar, 2,3m a menos do que os 514,7 que ela precisa para sangrar.

Muita gente veio de Guanambi e de outras regiões do município para conferir de perto a cheia da barragem, que sagrou pela última vez a exatos 24 anos. Famílias inteiras vieram curtir o belo visual do lago que era responsável pelo abastecimento de Guanambi, Pindaí e Candiba até o ano de 2012, quando foi inaugurada a adutora do algodão.

As fortes secas dos últimos anos fizeram com que o lago atingisse menos de 10% de sua capacidade entre 2009 e 2013, o que fez com que a irrigação fosse suspensa, inviabilizando as atividades econômicas das famílias que compõem o perímetro irrigado. somente em 2014 e 2015 a barragem voltou a ganhar volume e agora a expectativa da população é que as chuvas preencham os 2,30m que faltam para que a água corra por este sangradouro.



Rio Sacoto transborda no distrito de Morrinhos e águas vai em direção a Barragem de Ceraima

Gileno, agricultor vizinho à barragem também teve sua atividade de produção de vegetais atingida pela seca. Hoje ele aproveitou o movimento e armou uma churrasqueira próximo à barragem, até o início da tarde ele contou que já havia vendido mais de 300 espetos, além de muita cerveja e refrigerante.

Foi preciso ter paciência para chegar e sair da área da barragem, o grande movimento de carros e motos chegou a congestionar por diversas vezes a estrada estreita que chega até Ceraíma.

Mesmo com a barragem cheia, os agricultores ainda vão demorar a poder usar a água da barragem na irrigação, o novo sistema adutor deve ser construído no perímetro irrigado.

Deixe uma resposta