O embaixador, a voz, a sanfona
Canal Londres
Quando se fala em cantor de forró em Londres, Zeu Azevedo é a voz que primeiro vem à cabeça dos apreciadores do ritmo na cidade. Ele, de certa forma, transformou em verdade uma lenda que explica o termo forró. Diz essa lenda que forró vem da contração de duas palavrinhas inglesas, for e all (para todos). Esta teoria está ligada às festas que os ingleses que foram ao Brasil para construir ferrovias promoviam e que eram abertas à vizinhança.
Os que conhecem melhor a matéria dizem que é mais provável que o termo seja uma redução de forrobodó (grande festa ou comoção). Não importa, o que Zeu Azevedo faz é forró for all.
Nesta conversa com Zeu, uma espécie de embaixador do ritmo nordestino, que se tornou nacional, ele conta como, aos poucos, tornou-se a grande voz do forró em Londres e na Europa. De quebra, o que não é pouco, você vai encher os olhos com as imagens de alguns dos pontos turísticos mais conhecidos do planeta: o Big Ben, Ponte de Westminster, London Eye, a roda gigante de Londres, Rio Tâmisa e Southbank.
Baiano de Guanambi, Zeu, começou a cantar ainda criança, sob influência do pai, que cantava música sertaneja. Como ele mesmo conta, aos 6 anos, numa festa na escola onde a mãe ensinava, ele cantou pela primeira vez e não parou mais. A paixão pelo forró só fez aumentar e, um dia, pegou a sanfona e decidiu morar em Londres. Aqui, contou logo com o apoio de Luís do Feijão, um dos mais conhecidos nomes da comunidade brasileira na cidade, e outros amigos que foi fazendo pelo caminho.
Hoje, além de ter cantado em mais de uma dezena de países, Zeu transformou a noite de domingo do Guanabara, maior casa brasileira de Londres, numa festa de forró for all. Ali, brasileiros e europeus de todas as nacionalidades se juntam para dançar ao ritmo consagrado por Luiz Gonzaga.
E por falar no Rei do Baião, esta entrevista não poderia vir em momento mais apropriado, já que este ano é dedicado às celebrações de 100 anos de nascimento de Gonzagão. Mas a relação de Zeu com Luiz Gonzaga não fica por aí: para fazer com que as músicas do mestre se tornem ainda mais conhecidas.
Zeu tem traduzido as letras de alguns dos clássicos de Luíz Gonzaga para o inglês, a exemplo de Vida de Viajante, que ele canta neste vídeo, produzido pela Dot.tv Productions para o Canal Londres. Acompanhe Zeu neste passeio por Londres, e pela história dele na cidade, num vídeo tão especial que é praticamente impossível ficar parado. A gente aposta que você vai balançar. Duvida?