28.3 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Zeu Azevedo: Um cantor de forró em Londres

Mais Lidas

O embaixador, a voz, a sanfona

Canal Londres

Quando se fala em cantor de forró em Londres, Zeu Azevedo é a voz que primeiro vem à cabeça dos apreciadores do ritmo na cidade. Ele, de certa forma, transformou em verdade uma lenda que explica o termo forró. Diz essa lenda que forró vem da contração de duas palavrinhas inglesas, for e all (para todos). Esta teoria está ligada às festas que os ingleses que foram ao Brasil para construir ferrovias promoviam e que eram abertas à vizinhança.

zeu azevedo em londres

Zeu Azevedo

Os que conhecem melhor a matéria dizem que é mais provável que o termo seja uma redução de forrobodó (grande festa ou comoção). Não importa, o que Zeu Azevedo faz é forró for all.

cantor de forró zeu azevedo

Zeu Azevedo

Nesta conversa com Zeu, uma espécie de embaixador do ritmo nordestino, que se tornou nacional, ele conta como, aos poucos, tornou-se a grande voz do forró em Londres e na Europa. De quebra, o que não é pouco, você vai encher os olhos com as imagens de alguns dos pontos turísticos mais conhecidos do planeta: o Big Ben, Ponte de Westminster, London Eye, a roda gigante de Londres, Rio Tâmisa e Southbank.

zeu azevedo londres

Zeu Azevedo na London Eye

Baiano de Guanambi, Zeu, começou a cantar ainda criança, sob influência do pai, que cantava música sertaneja. Como ele mesmo conta, aos 6 anos, numa festa na escola onde a mãe ensinava, ele cantou pela primeira vez e não parou mais. A paixão pelo forró só fez aumentar e, um dia, pegou a sanfona e decidiu morar em Londres. Aqui, contou logo com o apoio de Luís do Feijão, um dos mais conhecidos nomes da comunidade brasileira na cidade, e outros amigos que foi fazendo pelo caminho.

london eye

Zeu Azevedo na London Eye

Hoje, além de ter cantado em mais de uma dezena de países, Zeu transformou a noite de domingo do Guanabara, maior casa brasileira de Londres, numa festa de forró for all. Ali, brasileiros e europeus de todas as nacionalidades se juntam para dançar ao ritmo consagrado por Luiz Gonzaga.

cantor e compositor zeu azevedo

Zeu Azevedo

E por falar no Rei do Baião, esta entrevista não poderia vir em momento mais apropriado, já que este ano é dedicado às celebrações de 100 anos de nascimento de Gonzagão. Mas a relação de Zeu com Luiz Gonzaga não fica por aí: para fazer com que as músicas do mestre se tornem ainda mais conhecidas.

zeu azevedo cantando forró em londres

Zeu Azevedo

Zeu tem traduzido as letras de alguns dos clássicos de Luíz Gonzaga para o inglês, a exemplo de Vida de Viajante, que ele canta neste vídeo, produzido pela Dot.tv Productions para o Canal Londres. Acompanhe Zeu neste passeio por Londres, e pela história dele na cidade, num vídeo tão especial que é praticamente impossível ficar parado. A gente aposta que você vai balançar. Duvida?

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas