Tiago Marques | Redação 96FM
A prefeitura de Guanambi realizou no ano passado um concurso público para provimento de 419 vagas em diversos níveis. No final de Setembro os primeiros 100 candidatos aprovados tomaram posse, depois disso, mais 141 também assumiram seus cargos, totalizando 241 servidores devidamente empossados, equivalente a quase 58% dos aprovados dentro das vagas.
No final de Janeiro deste ano, o Ministério Público através da promotora Tatyane Miranda Caires, emitiu um comunicada à todos os aprovados no certame que ainda não haviam sido chamados para a posse. A convocação visava registrar o atendimento destes cidadãos para que o MPE adotasse medidas judiciais e extra-judiciais caso necessário.
A nossa redação teve acesso, através de fontes oficiais, ao ofício encaminhado pela prefeitura à procuradoria em 04 de Fevereiro. No documento, a prefeitura justifica que todas as contratações recentemente realizadas foram baseadas na Lei Nº 1013 de Novembro de 2015, está lei dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. Tais contratações, segundo a prefeitura, foram para cobrir áreas de interesse do município enquanto os novos aprovados não são chamados, além de contratações para o combate às epidemias de dengue, zika e chicungunha. A prefeitura justificou ainda que o departamento de recursos humanos trabalha em sua capacidade máxima para convocar, realizar os procedimentos pré-admissionais e dar posse aos novos servidores e que o tempo médio para conclusão de um processo desse tipo é superior a 60 dias.
A Redação 96 entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura que informou que até o fim deste mês o órgão irá convocar mais uma número expressivo de candidatos e espera que até o final de junho, todos os aprovados dentro das vagas sejam convocados. Depois que todos os 419 aprovados tomarem posse, a prefeitura irá chamar os demais aprovados de acordo com a demanda por novas efetivações.
O concurso da prefeitura de Guanambi tem validade até Agosto de 2017, podendo os aprovados fora do quadro de vagas do edital serem chamados neste período.