As discussões acerca de condutas de gestão têm merecido destaque na busca de uma melhor administração de recursos públicos. Este foi o tema do artigo científico das egressas do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Guanambi, Márcia Guimarães, Franciele Rodrigues e Carla Adryelle Silva, orientadas pelo Prof. Fabrício Ramos Neves. O estudo foi publicado na Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (B4 na Classificação de periódicos Qualis/CAPES).
Com o título “Análise do resultado econômico em escolas municipais no Semiárido Baiano”, o trabalho fundamentou a importância de se desenvolver a Demonstração do Resultado Econômico em entidades públicas como forma de avaliar a gestão dos recursos públicos.
Como metodologia, além de uma revisão bibliográfica, foi feito um estudo empírico em escolas municipais das cidades de Caetité/BA e Guanambi/BA, com objetivo de apresentar a aplicação do demonstrativo. A metodologia buscou conceituar a importância da transparência na administração pública, origem e finalidade dos resultados econômicos, o qual introduz uma ferramenta essencial para mensurar e evidenciar os custos e despesas das entidades públicas.
Para mensuração do Resultado Econômico foi aplicado o definido por Slomski, sendo calculada a receita econômica e, em seguida, deduzido os custos diretos e indiretos incorridos nas escolas. Os resultados evidenciaram que as aplicações dos recursos nas escolas agregaram valor econômico aos recursos investidos pela sociedade, logo, é interessante ressaltar que, ao elaborar a demonstração com um eficiente sistema de custos, os gestores públicos e os cidadãos detêm maior conhecimento das despesas geradas no período e, com isso, trazer resultados favoráveis à sociedade ao proporcionar a avaliação da qualidade dos gastos.