33 C
Guanambi
26.2 C
Vitória da Conquista

Egressas de Ciências Contábeis da FG publicam artigo sobre conduta de gestão em escolas municipais do semiárido baiano

Mais Lidas

As discussões acerca de condutas de gestão têm merecido destaque na busca de uma melhor administração de recursos públicos. Este foi o tema do artigo científico das egressas do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Guanambi, Márcia Guimarães, Franciele Rodrigues e Carla Adryelle Silva, orientadas pelo Prof. Fabrício Ramos Neves. O estudo foi publicado na Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (B4 na Classificação de periódicos Qualis/CAPES).

LrMobile1703-2016-092510377153065485Com o título “Análise do resultado econômico em escolas municipais no Semiárido Baiano”, o trabalho fundamentou a importância de se desenvolver a Demonstração do Resultado Econômico em entidades públicas como forma de avaliar a gestão dos recursos públicos.

Como metodologia, além de uma revisão bibliográfica, foi feito um estudo empírico em escolas municipais das cidades de Caetité/BA e Guanambi/BA, com objetivo de apresentar a aplicação do demonstrativo. A metodologia buscou conceituar a importância da transparência na administração pública, origem e finalidade dos resultados econômicos, o qual introduz uma ferramenta essencial para mensurar e evidenciar os custos e despesas das entidades públicas.

Para mensuração do Resultado Econômico foi aplicado o definido por Slomski, sendo calculada a receita econômica e, em seguida, deduzido os custos diretos e indiretos incorridos nas escolas. Os resultados evidenciaram que as aplicações dos recursos nas escolas agregaram valor econômico aos recursos investidos pela sociedade, logo, é interessante ressaltar que, ao elaborar a demonstração com um eficiente sistema de custos, os gestores públicos e os cidadãos detêm maior conhecimento das despesas geradas no período e, com isso, trazer resultados favoráveis à sociedade ao proporcionar a avaliação da qualidade dos gastos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas