25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

CDL e 17º Batalhão propõem ampliação do sistema de videomonitoramento em Guanambi

Mais Lidas

100121201605052A CDL de Guanambi e o 17º Batalhão de Polícia Militar apresentaram na última segunda-feira, aos vereadores da Câmara de Municipal, a solicitação de apoio e parceria ao poder público com foco na ampliação do projeto Olho Vivo, que consiste no de sistema videomonitoramento de Guanambi.

O projeto que se encontra em funcionamento há um ano, possui câmeras instaladas nos principais pontos do centro comercial da cidade, cujas imagens, captadas em tempo real por uma central no 17º Batalhão, permitem que a polícia realize ações para coibir delitos e identificar malfeitores.

Na ocasião, o Capitão Ricardo apresentou a proposta de ampliação do projeto para novos pontos da cidade e ilustrou os resultados que a cidade colheu após um ano de funcionamento da etapa inicial. Em 2015, nas áreas que contam com o videomonitoramento, as ocorrências de roubo caíram de 17 para 8 ocorrências e os furtos tiveram uma redução de 13 para 7 registros, em comparação com o mesmo período de 2014. Ele também afirmou que o projeto não visa resolver todos os problemas, mas ser uma importante ferramenta de apoio para a melhoria da segurança local, bem como a diminuição do tempo de atendimento às ocorrências.

Na nova proposta, os novos pontos contarão com câmeras ainda mais precisas, com captação em Full-HD e zoom óptico de 20 vezes, que permitirão monitorar mais pontos estratégicos, além de estender a vigilância para as saídas da cidade. A segunda etapa prevê a instalação de mais 33 câmeras, totalizando 15 pontos monitorados em toda cidade. Caso a CDL e o 17º Batalhão recebam o apoio necessário, o sistema passará a cobrir os pontos:

► Ponto 1 – Saída para Caetité

► Ponto 2 – Frente da Faculdade Guanambi

► Ponto 3 – Rotatória próxima à Cambuí Veículos

► Ponto 4 – Rotatória próxima à Rodoviária de Guanambi

► Ponto 5 – Saída para Matina

► Ponto 6 – Saída para Palmas de Monte Alto

► Ponto 7 – Av. Santos Dumont (próx. À Guavepe)

► Ponto 8 – Parque da Cidade

► Ponto 9 – Rotatória da UNEB

► Ponto 10 – Rotatória do Parque de Exposições

► Ponto 11 – Saída para Ceraíma

► Ponto 12 – Saída para Pindaí

► Ponto 13 – Praça Manoel Novaes

► Ponto 14 – Praça Getúlio Vargas (Igreja Matriz)

► Ponto 15 – Praça Tancredo Neves (Colégio Getúlio Vargas)

Na cidade de Janaúba/MG, que possui 16 pontos de videomonitoramento, verificou-se uma drástica redução no número de crimes locais, sendo em 2013, 520 crimes contra o patrimônio, em 2014, 400 ocorrências e em 2015, quando o sistema foi implementado, cerca de 258 registros. Uma redução de quase 50%.

O diretor da CDL, Ivanaldo Fernandes, pontuou que há diversos anos se tentava instalar um sistema de videomonitoramento desta magnitude em Guanambi e que para tal, parcerias e apoios tem sido buscados. Para conseguir o baixo investimento necessário, o projeto conta com o apoio da plataforma da Cidade Digital.

O presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Jackson, Loló, afirmou que a CDL e o 17º Batalhão poderiam contar com a Câmara Municipal, visto que esta é uma preocupação de todos nós vereadores. “A presidência desta casa fará e continuará dando este apoio em nome dos colegas vereadores”. Os vereadores presentes também registraram amplo apoio e interesse para que Guanambi conte com esta importante ferramenta de apoio à segurança.

Os diretores da CDL e representantes do 17º Batalhão também realizaram na semana anterior uma audiência com o prefeito Charles Fernandes apresentando o projeto e solicitando o apoio da Prefeitura Municipal para sua concretização. Na ocasião, o prefeito concordou com a necessidade de ampliação da plataforma e sinalizou interesse em contribuir para a ampliação da rede instalada no município.

Informações CDL Guanambi

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas