34.8 C
Guanambi
24.4 C
Vitória da Conquista

Fazenda usa Marrecos como ‘pesticidas’ na plantação

Mais Lidas

Uma vinícola da África do Sul usa como pesticida em seus vinhedos há mais de 20 anos um produto muito especial: um exército de marrecos. O batalhão é formado atualmente por mais de mil aves, que ficam nas áreas de plantio durante a manhã e a tarde.

A vinícola se chama Vergenoegd, nome que na língua local, o africâner, significa “satisfeito”. E parece que os proprietários da empresa estão mesmo muito contentes com o desempenho dos seus ajudantes. Os bichos são consumidores vorazes de insetos e caramujos, fazendo a limpa na lavoura e ajudando a economizar em agrotóxicos.

marreco08

Os marrecos que “trabalham” na Vergenoegd desde 1984 não são do tipo comum. Eles pertencem a uma raça conhecida como corredor indiano (“runner duck”, em inglês), uma ave que tem como principal característica o fato de andar rapidamente e quase na vertical, bem aprumada. Aqui no Brasil, esse tipo de marreco é usado como espécie ornamental.

Os bichos da empresa sul-africana – que estão até desenhados nos rótulos dos vinhos fabricados por lá – viraram uma grande atração. Os amantes de vinho e turistas que visitam a vinícola adoram ver o que foi batizado de “Parada dos Marrecos”, o desfile das aves que acontece duas vezes por dia: às 9h45, quando elas vão para a lavoura, e às 15h30, quando retornam para suas instalações.

A Vergenoegd investe pesado no agroturismo. Eles promovem eventos e passeios pela propriedade, organizando tours pela área de produção de uvas e de vinhos, incluindo incursões pelas instalações onde são criados e mantidos os marrecos.

Blog Canal Rural

Fotos: reprodução/Facebook

marreco06

marreco03

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas