22.1 C
Guanambi
18.4 C
Vitória da Conquista

Vídeo: I Encontro da Ovinocultura em Mutans

Mais Lidas

O Instituto Federal Baiano Campus Guanambi realizou no dia 21 de maio de 2016, o I Encontro da Ovinocultura, em Mutans, na Cabanha Lagoa da Espera do criador de ovinos Alexandre Poli. O evento reuniu estudantes, produtores rurais e técnicos do setor, além das palestras houve exposição de equipamentos e visitação às instalações da propriedade.

Na abertura, o anfitrião do encontro falou sobre a importância da difusão do conhecimento na área da ovinocultura, atividade principal da propriedade localizada há 1Km do distrito de Mutans, ‘ao pé’ da Serra do Parque Estadual dos Montes Altos, refúgio da vida silvestre que possui nascentes perenes e rico patrimônio arqueológico. O coordenador de ensino, professor Evanilton Alves parabenizou os alunos de agronomia pela organização do evento e professor Roberto Lima, diretor geral do Campus Guanambi, ressaltou a importância do IF Baiano levar conhecimento para os produtores. 

O professor Carlos Ramon Saraiva falou sobre alimentos alternativos na alimentação do rebanho ovino e divulgou a técnica do silo tipo cincho, alternativa que garante a qualidade da silagem, sendo de fácil manuseio, além de ocupar pouco espaço. Os alunos de agronomia Elismar, Daniela, Conceição Aparecida, Elcivan e Jonilson falaram sobre manejo alimentar, reprodutivo e sanitário de ovinos.

Mais duas palestras fecharam o primeiro encontro da Ovinocultura, a professora Edileusa dos Santos falou sobre melhoramento genético de ovinos, como os aspectos da raças mais indicadas para o clima da região. A professora Mariana Vila falou sobre processamento de carna de origem ovina, como fabricação de embutidos, cortes nobres e hambúrguer.

O I Encontro da Ovinocultura foi uma atividade de extensão com Campus Guanambi em parceria com a Cabanha da Lagoa da Espera. Cerca de 200 participantes foram certificados pela participação no evento.

VEJA FOTOS

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas