23.6 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Belchior aparece através de três CDs

Mais Lidas

eb13a806-4e64-442f-9b8b-b07d53c9bf68_belchiorserietons

Belchior continua sumido, por conta de progressivo processo de isolamento e fuga interior que começou em 2007, mas três álbuns do cantor e compositor cearense vão reaparecer nas lojas e nas plataformas digitais dentro de alguns meses. A gravadora Universal Music prepara reedições dos álbuns Alucinação (1976), Melodrama (1987) e Elogio da loucura (1988), lançados originalmente com os selos Philips / PolyGram. Os álbuns estão em fase de remasterização, feita por Ricardo Garcia, para serem lançados na série Tons, em caixa que vai ser intitulada Três tons de Belchior.

Álbum que completa 40 anos em 2016, Alucinação permanece aclamado como a obra-prima de Belchior. Com esse segundo álbum, gravado por insistência do produtor Marco Mazzola, o artista conseguiu sucesso massivo ao fazer espécie de inventário emocional das perdas e ganhos do sonho vivido na década de 1960 ao longo das dez músicas autorais. As letras aludem a ícones que fizeram a revolução no universo pop na década anterior.

O sucesso radiofônico foi Apenas um rapaz latino-americano. Mas Como nossos pais e Velha roupa colorida – músicas que ganharam a voz de Elis Regina (1945 – 1982) no show e discoFalso brilhante (1975 / 1977) – ajudaram a consolidar a carreira do cantor. Em Alucinação, Belchior regravou A palo seco, música-título do primeiro álbum, lançado em 1974 sem repercussão popular.

Menos imponentes na discografia do artista e até então nunca relançados no formato de CD, Melodrama e Elogio da loucura são álbuns que reiteraram a consistência das letras e a ideologia de Belchior. Mas foram lançados quando o artista já vivia fase de menor exposição nacional, embora continuasse com público fiel nos shows.  Melodrama contém regravação deTodo sujo de batom, música do álbum A palo seco, marco inicial da obra deste artista que, mesmo sumido, continua presente na música brasileira.

FONTE: Mauro Ferreira G1 –  Foto: reproduções das capas dos álbuns Alucinação, Melodrama e Elogio da loucura

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas