30.7 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Conquista permanece como a melhor cidade do Norte e Nordeste em saneamento básico

Mais Lidas

DSC_30491O novo ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil, que analisa dados sobre saneamento básico nas 100 maiores cidades do país, traz novidades e mantém informações positivas sobre Vitória da Conquista.

Agora ocupando a 21ª colocação, à frente da maior cidade do país, São Paulo (22ª), continuamos como a cidade mais bem avaliada entre as do Norte e Nordeste. Vitória da Conquista aparece ainda acima das capitais Belo Horizonte (25ª), Brasília (31ª), João Pessoa (34ª) e Salvador (36ª).

Em termos de perda de água – leia-se desperdício por conta de vazamentos, ligações clandestinas ou erros de medição de hidrômetros –, Vitória da Conquista está entre as cidades mais eficientes e recebeu do Trata Brasil o índice de 0,31. Por isso, é a 9ª colocada – ou seja, está entre as dez cidades que menos desperdiçam. “Temos realizado investimentos na expansão da rede de esgotamento sanitário, graças a recursos do Governo Federal, com a interveniência do Governo do Estado, principalmente com a nova estação de tratamento de afluentes. Hoje, há uma tendência de ampliarmos muito mais ainda essa rede e, sempre que chega a rede de esgoto, a Prefeitura chega com a pavimentação para melhorar a qualidade de vida e a saúde da população”, destacou o prefeito Guilherme Menezes.

Com relação a perdas financeiras com água, ou seja, prejuízos causados justamente pelos altos índices de perdas, o município foi avaliado com o índice de 4,34. Com isso, Vitória da Conquista é a 2ª melhor cidade do país nesse item, atrás apenas de Pelotas-RS.

Água e esgoto – Administrada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a rede de abastecimento de água de Vitória da Conquista é formada por 94 mil ligações domiciliares, das quais aproximadamente 7.500 se espalham por 24 localidades rurais. Cerca de 80% das comunidades rurais contam com sistema de abastecimento operado pela Embasa.

O índice de cobertura no município chega a 99,9%. E, com relação ao fornecimento de água, o volume é de 45 bilhões de litros por dia.

As ligações de esgoto já se aproximam de 70 mil. Pelo menos a metade dessas ligações domiciliares foi feita após a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), responsável por ampliar o sistema de esgotamento sanitário para os atuais 85% de cobertura. No total, o volume de esgoto tratado diariamente é de 34,5 bilhões de litros.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas