24.2 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Zeu Azevedo se apresentará no Brasil Day em Londres e fará homenagem a Guanambi

Mais Lidas

Tiago Marques | Redação 96FM

O Brazil Day acontecerá na Trafalgar Square
O Brazil Day acontecerá na Trafalgar Square

A cultura brasileira será mais uma vez promovida em Londres, dia 10 de Setembro, a capital da Inglaterra recebe mais uma edição do Brazil Day London, evento organizado pela embaixada brasileira e pela Embratur para promover a musica nacional e a integração entre os cerca de 350 mil brasileiros que vivem no país. Pelo segundo ano consecutivo, Zeu Azevedo irá se apresentar no festival, o guanambiense que saiu do Brasil há 14 anos irá fazer uma homenagem a sua cidade natal, cantado a música “Beija-Flor da Bahia” na Trafalgar Square, praça monumental do centro de Londres.

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/ZZeuAzevedo/videos/525242024312301/” width=”700″ height=”500″ onlyvideo=”1″]

Em 2015 o forrozeiro se apresentou para 35 mil pessoas, no mesmo palco que outros artistas que representam as musicas tradicionais brasileiras, além de escolas de samba do Rio de Janeiro. Zeu é considerado embaixador do ritmo nordestino na Europa, com apresentações em 14 países. É na Guanabara, maior casa de eventos brasileira em Londres, que Zeu faz o seu forró que já virou tradição nas noites de domingo na terra da rainha. No início desde ano, o site Canal Londres publicou uma reportagem sobre a carreira do cantor. Com sua banda ou com seu trio, o artista garante uma agenda cheia o ano todo.

Zeu Azevedo do Sertão para o Mundo

O dom para a música floresceu cedo para Zeu, aos seis anos, depois de uma apresentação na escola. De lá para cá ele nunca mais parou, sobre a influência do seu pai, o cantor e compositor Cidinho Azevedo, autor do Hino a Guanambi, e de sua mãe, a professora de história Iran Azevedo com que aprendeu os primeiros acordes no violão. De participações nos shows do pai, aos nove anos já tinha seu próprio show de uma hora e meia, aos treze já tocava por mais de cinco horas em bailes. De Guanambi Zeu foi para Vitória da Conquista e depois para São Paulo, onde fez diversos shows, aos vinte anos ele então resolveu ir para Europa, onde conquistou seu público e conheceu lugares que ele nunca imaginou que um dia iria acontecer.

Em 2013 ele voltou ao Brasil onde ficou por sete meses em Fortaleza(CE), nesta turnê ele fez shows em seis estados do nordeste, a expectativa era voltar definitivamente para o Brasil, mas um desentendimento com empresários do ramo artístico fez Zeu mudar de ideia. “Resolvi voltar para Londres, aqui eu não dependo de atravessadores, faço meus próprios eventos, sigo minhas vontades, apesar da saudade do Brasil, aqui tenho meu espaço”, explicou. Zeu Azevedo já compôs e gravou mais de 100 músicas em português e inglês, agora ele prepara a gravação de um DVD só com canções inéditas. “Resolvi cantar forró em inglês quando percebi que nessa língua as mensagens que minha música passa chegaria a muito mais pessoas”. Versões em inglês de sucessos de Luiz Gonzaga também fazem sucesso no reportório do forrozeiro.

 

Prêmios

Ganhador do Troféu Revelação do Festival Nacional Forró de Itaúnas (2010), Zeu também foi consagrado em 2011, com o Grammy Brazilian Award, recebendo o prêmio de melhor cantor. Em 2012, foi premiado pelo The Lukas Awards como “Revelação Mundo Latino”.

Zeu Azevedo já cantou e tocou sanfona com grandes nomes da música brasileira em Londres, entre eles Chico Cézar, Trio Virgulino, Dorgival Dantas e os músicos do Falamansa. Em 2014 a rede de TV BBC fez uma reportagem sobre a copa do mundo de 2014 e convidou Zeu Azevedo para representar a música brasileira.

 

Amor por Guanambi

Em 2014, Zeu Azevedo fez um show em Guanambi, durante o São João do Gurutuba, depois de 18 anos longe dos palcos guanambienses ele pode sentir novamente o calor do povo de sua terra (em 2010 ele fez uma participação no show da banda Tirana Seca, onde apresentou a música que fez em homenagem à cidade). “Foi um prazer tocar em Guanambi depois de tanto tempo, saí da cidade aos 14 anos, mas a terra querida a gente nunca esquece, fiquei muito feliz por poder tocar perto da minha família e de inúmeros amigos”, disse Zeu que também se apresentou nos festejos de outras cidades da região.

A programação oficial do Brazil Day 2016 ainda não foi divulgada, mas Guanambi terá presença garantida nesta festa, através de seu filho ilustre que carrega uma sanfona a tira colo pelo mundo a afora, promovendo o seu país através da música. “vai ser muito emocionante tocar a música que fiz para minha terra, quero fazer essa homenagem aos meus conterrâneos, vai ser bonito o som do Beija-Flor da Bahia ecoando pelas esquinas de Londres”, finalizou Zeu. A arte já vem no batismo, Zeu na verdade se chama Zeuxis, que foi um legendário pintor e filósofo grego, um dos artistas mais famosos de seu tempo.

Assista todos os vídeos de Zeu Azevedo no YouTube

Curta a página de Zeu Azevedo no Facebook

Siga Zeu Azevedo no Instagram

Acesse o site de Zeu Azevedo

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas