Observatório FG do Semiárido Nordestino completa um ano de atividades

O Observatório FG do Semiárido Nordestino completou, no dia 17/09/2016,  um ano de atividades acadêmicas e de pesquisa. O projeto surgiu com a proposta de ser um centro de estudos multidisciplinares orientado para temáticas que envolvam o semiárido do Nordeste brasileiro, visando nortear projetos, subsidiar pesquisas e contribuir para a formulação e implantação de políticas públicas.

Com o intuito de fortalecer a rede de pesquisa no semiárido brasileiro, o Observatório vem consolidando parcerias que foram fundamentais para o amadurecimento das temáticas dos projetos de pesquisa. Foram firmadas parcerias com o Consócio dos Municípios de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão, Instituto Desenvolvimento Sertão Produtivo (IDESP), Museu do Alto Sertão da Bahia, dentre outras instituições de ensino e pesquisa.

Atualmente, o Observatório FG conta com nove núcleos de pesquisa, 47 professores envolvidos diretamente com pesquisa, 10 colaboradores (outras instituições de ensino, pesquisa e profissionais), cinco discentes de iniciação cientifica e mais de 21 estudantes envolvidos nos núcleos de pesquisa. Como desdobramentos das atividades realizadas desde que foi criado, o Observatório apresentou resultados de pesquisas em eventos de abrangência nacional, como a participação destacada na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no Congresso Nacional de Direito Urbanístico, realizado em Fortaleza.

img_2249Ao longo de um ano de atividades envolvendo seus pesquisadores, o Observatório sistematizou dados sobre a cobertura vegetal da cidade de Guanambi, através de imagens de alta resolução espacial; analisou a distribuição dos casos de hanseníases em 1.117 municípios no semiárido brasileiro; realizou análise espacial do resíduos sólidos no Sudoeste do semiárido baiano; avaliação da distribuição pluviométrica da microbacia do rio Carnaíba; avaliação do IPTU e renda da cidade de Guanambi; constituição de bases cartográficas urbanas, avaliação da vegetação natural da  sub-bacia do riacho das Rãs (BA) e do rio Gavião (BA), dentre outras pesquisas em fase de execução.

Segundo os coordenadores do projeto, professores Thomas Leal, Carlos Magno Clemente e Deborah Pereira, o Observatório FG do Semiárido Nordestino segue a sua missão em investigar e difundir informações técnicas e científicas por meio de análises multidisciplinares, reflexivas e críticas, promovendo uma rede de articulação colaborativa entre pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento do Semiárido Brasileiro. Saiba mais sobre o Observatório FG.

Ascom FG

Leia também:

Observatório FG divulga resultado da prova escrita do processo seletivo para pesquisadores discentes

Observatório FG recebe estudante de outra instituição para estágio de férias

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile