22.5 C
Guanambi
17.5 C
Vitória da Conquista

Vacina contra HPV será oferecida para meninos de 12 e 13 anos a partir de 2017

Mais Lidas

Meninos de 12 e 13 anos terão vacinação gratuita contra o papilomavírus humano (HPV) a partir de 2017. Desde 2014 a vacinação de meninas de 9 a 13 anos faz parte do Programa Nacional de Imunizações. A vacina protege principalmente contra o câncer de colo do útero, mas também protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.

Experiências de vacinação de meninos em outros países tem sido satisfatórias na diminuição da circulação do vírus. A meta é ampliar gradativamente a faixa etária, chegando em 2020 aos meninos de 9 a 13 anos. Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá já incluíram a vacina em seus programas. A  Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendaram a adoção da prática no Brasil. A imunização é feita em duas doses, com intervalo de seis meses.

A vacinação ainda será ampliada para meninas que já chegaram aos 14 anos e não se vacinaram e para homens com idade entre 9 e 26 anos que convivem com o HIV. O Ministério da Saúde anunciou ainda a inclusão da vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 e 13 anos chegando às crianças de 9 a 13 anos em 2020. Este é o subtipo de meningite mas frequente e considerado grave e de rápida evolução, atualmente a vacina é oferecida para crianças de 3,5 e 12 meses.

Leia mais no G1

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas