26.4 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Guanambi: Secretaria de Saúde firma parceria para ampliação do curso de residência em saúde da família

Mais Lidas

A Secretaria de Saúde de Guanambi, através do Departamento de Atenção Básica, firmou parceria com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB), com a Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), juntamente com a Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH) e Ministério da Saúde (MS) para implantação do Programa Estadual de Residência Multiprofissional em Saúde da Família no município.

A coordenadora geral do departamento de Atenção Básica e coordenadora local do curso de residência em saúde da família, Paula Luísa Lima Melo de Barros, relatou sobre a importância da implantação e manutenção do curso de residência no município. Além da ascensão do município no cenário baiano e Nacional no que se refere à preocupação da gestão na melhoria da qualidade dos serviços de atenção básica, pautada na qualificação e valorização profissional. A coordenadora do curso ainda relatou que o Programa está voltado para a área prioritária da Atenção Básica, cujo foco é a formação de profissionais para atuarem nas equipes de apoio básico à estratégia de Saúde da Família. Nesse sentido, está pautado em políticas públicas de saúde que priorizam a integralidade do cuidado com base territorial, com vistas ao fortalecimento da rede de Atenção Primária.

O Programa foi iniciado no ano de 2015, sendo Guanambi contemplado com vaga para residência em enfermagem no qual já se encontra em conclusão. O sucesso do programa foi evidenciado com vários projetos desenvolvidos para a equipe e usuários da unidade de saúde da família, que acolheu o residente de tal forma que este ano foi ampliado para outras categorias de profissional. Para Guanambi serão oferecidas 07 vagas, cujos residentes desenvolverão suas atividades no período de 24 meses, em regime de dedicação exclusiva, com carga horária semanal de 60 horas e receberão uma bolsa de estudos diretamente do Ministério da Saúde. No dia 22/10/2016, será aberto o processo seletivo para preenchimento de vagas no município de Guanambi, que será divulgado posteriormente no site, onde poderá ser acessado o edital para inscrição e maiores informações.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas