28.8 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Golpe no WhatsApp sobre chamada de vídeo para iPhone atinge 100 mil pessoas

Mais Lidas

O WhatsApp acrescentou recentemente o recurso de chamadas de vídeo para usuários da versão beta do aplicativo no Android. No entanto, enquanto essa função não chega para o sistema iOS, um golpe antigo já atingiu mais de 100 mil usuários, segundo a empresa de segurança digital Kaspersky Lab.

O golpe envia um link para ativar o recurso, dessa forma:

Ao clicar no link, esse será o site aberto, que solicita ao usuário para que compartilhe a mensagem em três grupos, ou com 10 contatos.

Ao completar as etapas, o usuário passará por vários direcionamentos, que dependendo da sua localização, exibirá sites suspeitos que informam supostos erros no aparelho, atualizações que devem ser feitas ou páginas que pedirão o número de telefone da vítima.

Entre os programas oferecidos estão otimizadores de performance do aparelho, navegadores e jogos. Alguns links ainda redirecionam as vítimas para páginas de serviços premium em que, caso o usuário informe seu número, será cadastrado nesses serviços e pagará um valor semanal via conta ou créditos telefônicos.

 Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky Lab Brasil, afirma que essa não é a primeira campanha maliciosa no WhatsApp que promete esse recurso, mas como agora o recurso está disponível para usuários do Android, cibercriminosos estão aproveitando a novidade para enganar mais vítimas.

Aos usuários de iPhone interessados na chamada de vídeo, o conselho é esperar, pois o WhatsApp deve disponibilizar o recurso em todas as plataformas.

Para se precaver, a Kaspersky sugere instalar aplicativos de segurança no celular, como o Kaspersky Internet Security e o Safe Browser.

Veja mais no Uol Tecnologia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas