23.8 C
Guanambi
17.6 C
Vitória da Conquista

Eures Ribeiro toma posse como presidente da UPB

Mais Lidas

Foto: Divulgação UPB

Redação 96FM

O novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) tomou posse nesta quinta-feira (16). Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, foi eleito no final de janeiro para o cargo. A cerimônia aconteceu no auditório da UPB e contou com a presença do governador da Bahia, Rui Costa (PT), do vice-governador João Leão (PP), do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) Conselheiro Inaldo da Paixão, do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), Conselheiro Francisco Netto, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ângelo Coronel (PSD), dos senadores Otto Alencar (PSD) e Lídice da Mata (PSB), entre outras autoridades.

O novo presidente do órgão tem como principal pauta a descentralização do pagamento do ISS, imposto sobre serviços de qualquer natureza. Em seu discurso ele reclamou do fato da arrecadação das empresas de cartão de crédito ir para o estado de São Paulo onde são sediadas as empresas. Segundo Eures, cerca de R$8 bilhões deixam de entrar nos cofres das prefeitura baianas por ano. A proposta de descentralização foi aprovada no Congresso Nacional mas foi vetada pelo presidente Michel Temer (PMDB).

Outra reclamação de Eures em seu discurso foi relativo à taxa de iluminação pública que é recolhida pela Coelba e não repassada aos municípios. O presidente recém empossado afirmou que a UPB irá “comprar  a briga” para mudar essa realidade que ele considera “uma apropriação indevida” da Coelba.

Eures Ribeiro irá presidir a UPB pelos próximos dois anos, ele substitui a ex-prefeita do município de Cardeal da Silva, Maria Quitéria.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas