23 C
Guanambi
16.1 C
Vitória da Conquista

Secretaria de Saúde de Guanambi e Sesab promoverão mutirão de mamografia na próxima semana

Mais Lidas

O Secretário de Saúde de Guanambi, André Moitinho esteve reunido na semana passada em Vitória da Conquista, com secretários municipais e técnicos, firmando importante parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para a realização do Mutirão do Rastreamento do Câncer de Mama na cidade dos dias 08 a 24/05, com funcionamento das 8h às 17h, na Praça do Feijão.

A ação itinerante faz parte do “Programa Saúde sem Fronteiras”, cujo objetivo é fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama. A carreta estará realizando mamografias em mulheres de 50 a 69 anos, período considerado de maior risco para a doença. A capacidade técnica da unidade móvel, dotada de dois mamógrafos, é de realizar 140 mamografias ao dia e nos 15 dias de mutirão a expectativa de realização de 2.100 exames.

As mulheres com a idade acima, devem procurar a unidade de saúde do seu bairro para pegar o seu pedido, e devem estar munidas de Cartão do SUS atualizado, documentos de identificação, telefone e endereço.

O câncer de mama, quanto mais cedo for diagnosticado, mais se tem a chance de cura. As mulheres fora da faixa etária acima, já são atendidas via Secretaria Municipal de Saúde. O mutirão do programa Saúde sem Fronteiras é prioritariamente para as mulheres de 50 a 69 anos que não fizeram mamografia nos últimos 12 meses, ou nunca fizeram o procedimento.

“Este é um programa importante porque leva a saúde cada vez mais próxima das pessoas, estamos abertos a novas parcerias com a Secretaria da Saúde do Estado”, destacou Moitinho.

Mutirão de outros exames serão realizados

Segundo André Moitinho, a sua pasta tem previsão para os próximos meses de realização do mutirão de exames de catarata e também de outros exames de maior complexidade e de maior demanda. “Graças ao apoio e entendimento do prefeito Jairo Magalhães, iremos dinamizar o acesso aos exames que hoje estão com o maior prazo de espera”, concluiu.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Guanambi

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas