21 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Governo lança edital para concurso da PM e Corpo de Bombeiros na Bahia

São 2 mil vagas na Polícia Militar e 750 para bombeiros; inscrições vão de 15 de maio a 19 de junho

Mais Lidas

Redação do Blog

O governo estadual divulgou nesta quarta feira, 10, o edital do concurso público na área de segurança pública, que vai preencher 2.750 vagas para Soldado da Polícia Militar (PMBA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA). São 2.000 vagas na PMBA e 750 no CBMBA, com reserva de 30% do total para candidatos negros.

Conforme o edital, estão sendo ofertadas 212 vagas para o público masculino e 27 vagas para o feminino para a REGIÃO 05 – INTERIOR VITÓRIA DA CONQUISTA, composta pelas Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) sediadas em Vitória da Conquista; 17º BPM (Guanambi); 94ª CIPM (Caetité); 34ª CIPM (Brumado); 19º BPM (Jequié); 8ª CIPM (Itapetinga); 55ª CIPM (Ipiaú); 80ª CIPM (Cândido Sales); 79ª CIPM (Poções); 46ª CIPM (Livramento de Nossa Senhora) e 93ª CIPM (Maracás). Veja o edital do concurso.

As inscrições serão de 15 de maio a 19 de junho pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC (www.ibfc.org.br). A taxa de inscrição custa R$ 70.

Podem concorrer jovens de nacionalidade brasileira ou portuguesa, entre 18 e 30 anos, que tenham concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio, sendo também consideradas outras exigências do edital.

O concurso terá duas etapas e será realizado pela Saeb e pelo IBFC, que na Bahia já é responsável pelos concursos públicos da Embasa e Agerba. Este tem validade de um ano.

Das duas mil vagas disputadas para ingresso na Polícia Militar, 1.819 serão destinadas a candidatos homens e 181 para candidatas mulheres. Para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar, das 750 vagas ofertadas, 672 serão destinadas para homens e 78 para mulheres. Os candidatos poderão escolher, no ato da inscrição, a região para a qual tenham interesse.

Seleção e ingresso
O concurso contará com duas etapas, com provas objetivas e discursiva, previstas para o mês de agosto. Será apenas um dia de seleção, com duração de quatro horas e trinta minutos. O resultado obedecerá à ordem de classificação, seguindo a publicação das notas finais em ordem decrescente, observando cargo, região e sexo.

Após a homologação do concurso, os candidatos habilitados serão convocados, dentro do quantitativo de vagas previsto de cada corporação, para a realização de exames pré-admissionais. Esta convocação será realizada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar e os aprovados ingressarão no curso de formação das categorias, que também é de responsabilidade das corporações. Os alunos soldados que se formarem passarão a integrar, posteriormente, os quadros do Estado.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas