31.4 C
Guanambi
27.9 C
Vitória da Conquista

Faculdade Guanambi realiza Encontro Interdisciplinar de Saúde Mental

Mais Lidas

Ascom FG

O curso de Psicologia da Faculdade Guanambi realiza, nos dias 17 e 18 de maio de 2017, o I Encontro Interdisciplinar de Saúde Mental. O evento marca as ações referentes à Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo site da Faculdade Guanambi. Na programação, estão previstas palestras que acontecerão no auditório da Câmara municipal de Guanambi, nos turnos matutino e noturno. No dia 18/05, acontecerão ações de conscientização sobre o movimento antimanicomial, na Praça Gercino Coelho.

Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS); está ligado também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, na Itália, por Franco Basaglia na década de 1960. Como processo decorrente deste movimento, temos a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferido o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas