30.5 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

Faculdade Guanambi realiza o I Encontro Interdisciplinar de Saúde Mental

Mais Lidas

*Por Jara Pimentel | AGEX FG

O Colegiado do curso de Psicologia realizou, nesta quarta-feira (17), o I Encontro Interdisciplinar de Saúde Mental. O evento teve como objetivo marcar as ações referentes à Luta Antimanicomial, observada em vários países do mundo no dia 18 de maio.

Com o tema, “A Interdisciplinaridade em Saúde Mental: Do Monólogo ao Diálogo”, estudantes e professores dos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Farmácia se reuniram no auditório da Câmara de Vereadores para discutirem a atenção em rede no que se refere à saúde mental.

A palestra de abertura foi da psicóloga do CAPS AD de Vitória da Conquista, Suzi Keila Fiuza, que destacou a importância do combate ao modelo manicomial. “Falar sobre saúde mental é a primeira estratégia que temos para combater os preconceitos. Na verdade, toda faculdade tem essa missão de formar sujeitos políticos e pensantes”, afirmou.

O psicólogo Alfredo Baleeiro, egresso da Faculdade Guanambi, falou sobre  a Psicologia e sua interface ética na luta antimanicomial, apontando reflexões históricas sobre o combate ao modelo manicomial para tratamento das pessoas em sofrimento mental. “É preciso pensar a definição de manicômio não somente como instituições físicas de repressão, mais como uma lógica de pensamento da sociedade que influencia na vida de todas as pessoas”, afirmou.

Também participaram do evento, como palestrantes, as professoras Grazielle Madureira, Gabriela Magalhães e Allana Libânia. O evento contou, ainda, com apresentações culturais que abordaram de forma artística o tema saúde mental.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Weslley Valadares, a ideia é transformar o Encontro num evento oficial do Colegiado de Psicologia. “É preciso manter um fórum permanente de discussão sobre o tema e o curso de Psicologia da FG precisa fomentar o debate”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas