27.6 C
Guanambi
23.1 C
Vitória da Conquista

Guanambi: segunda fase de mutirão de mamografia se encerra nesta quinta-feira (24)

Mais Lidas

Termina nesta quinta-feira (24), a segunda fase do mutirão de mamografia em Guanambi. Desde terça-feira (22), a unidade móvel da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) realiza atendimentos no bairro Vila Nova. A ação conta com o apoio das equipes da Secretaria de Saúde de Guanambi, responsável por viabilizar a logística de atendimento.

Mais de duas mil mulheres foram atendidas na primeira fase ocorrida em Maio, desta vez cerca de 450 mulheres, com idade de 50 a 69 aos, devem comparecer na Unidade de Saúde do Bairro Vila Nova. Nesta fase serão realizados exames de biopsia, 59 exames de ultrassonografia, e mais 400 mamografias. O mutirão itinerante faz parte do “Programa Saúde sem Fronteiras”, cujo objetivo é fazer o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Mulheres de cidades da microrregião que realizaram o primeiro procedimento, também foram encaminhadas para Guanambi.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, André Moitinho, o programa tem três fases, o exame de mamografia é apenas a primeira. “Se for detectada alguma alteração na primeira mamografia, a paciente é encaminhada para uma segunda fase, onde são realizados exames confirmatórios, como a punção e exames de laboratório”, disse. Ainda segundo o secretário, “a paciente que apresentar alguma alteração suspeita terá garantidos todos os exames diagnósticos, no caso de comprovação da doença, terá todo apoio nas fases seguintes do tratamento”, finalizou.

Com Informações da Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Guanambi

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas