24.3 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Santa Catarina: Deputados revogam medalha concedida a Geddel

9,100FãsCurtir
15,413SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
823InscritosInscrever
Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Advertisement

Agência Sertão

Deputados de Santa Catarina revogaram nesta quinta-feira (21) uma honraria concedida ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). A medalha Anita Garibaldi, a mais importante do Estado, foi concedida a Geddel em 2010 pelo então governador Luiz Henrique da Silveira. Na época, o político ocupava o cargo de ministro da Integração Nacional do governo Lula e foi homenageado pela liberação de recursos após as enchentes que atingiram o estado em 2008 deixando mais de 120 mortos. O prêmio foi revogado duas semanas após a Polícia Federal (PF) descobrir R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador. No dinheiro apreendido foram encontradas as impressões digitais de Geddel, que está preso na penitenciária da Papuda, em Brasília, desde o dia 8 de setembro. A proposta de revogação da medalha é do deputado João Amin (PP). A resolução tramitou em tempo recorde – somente nove dias – e foi aprovada por unanimidade, inclusive com votos de cinco parlamentares do PMDB. O projeto segue para a assinatura do governador Raimundo Colombo.

“Tomamos esta decisão para valorizar quem já recebeu esta honraria e quem vai recebê-la no futuro. Há um somatório de situações envolvendo Geddel que fortalecem o nosso projeto”, diz Amin a imprensa. Na justificativa, Amin cita que a descoberta do dinheiro ilicito e afirma que Geddel “ofendeu os sentimentos de honra e dignidade do povo catarinense”. A polêmica em torno da horaria, no entanto, não é de hoje. Na época em que foi proposta, em 2010, a entrega da medalha foi questionada por deputados que informaram que Geddel, quando ministro, envidou esforços e recursos para prevenção de desastres para municípios baianos, seu reduto eleitoral. Lima, além da medalha Anita Garibaldi recebeu outras honrarias no Brasil, entre 2007 e 2010, período em que foi ministro da Integração. Recebeu a Ordem do Mérito Naval, da Marinha, a Medalha do Pacificador do Comando do Exército, a Medalha do Mérito Alvorada do Governo do Distrito Federal, além da Medalha Tomé de Souza, principal honraria da Câmara Municipal de Salvador.

- Advertisement -
Santa Catarina: Deputados revogam medalha concedida a Geddel

Deixe uma resposta

Relacionadas