33 C
Guanambi
26.8 C
Vitória da Conquista

Caetité: Uneb campus VI comemora 25 anos do curso de Geografia

Mais Lidas

Willian Silva – Agência Sertão

Na noite desta quarta-feira (19) o Colegiado de Geografia de Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Caetité reuniu, alunos, ex-alunos, professores e ex-professores para comemorarem o Jubileu de Prata da criação do curso de Geografia da instituição em Caetité. Na oportunidade foi apresentada uma peça intitulada “Bendegó”, encenada pelos atores da companhia teatral “Dobradores de Arte”, que hoje está vinculada a Casa Anísio Teixeira em Caetité. O grupo apresentou esquetes humorísticas de interação com o público, variando desde política e a simplicidade e sabedoria do sertanejo até com nomes dos professores do campus e seus supostos apelidos. Num dos momentos, a companhia teatral realizou uma brincadeira com um dos presentes e deixou para o público presente a seguinte mensagem: “Sentir é a melhor forma de aprender”. Logo após foi o momento das Homenagens onde uma mesa composta por professores da casa, se manisfestaram expressando sua gratidão por fazerem parte da história do curso de geografia da Uneb em Caetité. Para a professora Nilcéa Calmon, que está quase saindo da instituição “a Uneb é um bálsamo na minha vida. Ela esteve presente em todos os momentos. Sou grata por fazer parte da história da UNEB.”

Foto: Willian Silva

Na sua fala, a professora Clébia Dourado apresentou uma poesia homenageando professores e ex-professores da Uneb. Para a professora ” a Geografia não ensina somente a localização num mapa. A Geografia ensina o mundo e o mundo possui muita coisa boa”. Durante o momento das homenagens, por diversas vezes foi lembrando o nome de Monsenhor Raimundo dos Anjos (Padre Raimundo), que foi um dos responsáveis pela fundação da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e logo depois transformada em Departamento de Ciências Humanas / Campus VI. O Monsenhor faleceu em 16 de Maio de 2017 durante tratamento de saúde em Salvador.

Foto: Willian Silva
Foto: Willian Silva

Mais homenagens foram feitas a padre Raimundo através da entrega simbólica de uma placa comemorativa a familiares deste e a leitura de uma carta redigida por amigos de padre Raimundo, enviada de Salvador. Em seguida a Aula da Saudade, deixou todos emocionados com as palavras dos professores que passaram pela instituição ao longo de todo esse tempo. Sem dúvida foi uma noite de muita emoção para todos os presentes relembrarem os bons momentos que passaram e passam na Uneb de Caetité.

Histórico do curso

O curso de Geografia da Uneb surgiu após o desmembramento do curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais em 1992. Foi iniciado, no turno vespertino, com uma turma de 40 alunos e, posteriormente, passou a funcionar no noturno.

Em 1998, o curso foi reconhecido conforme Parecer CEE, nº 016/98, publicado no Diário Oficial de 14 e 15/02/98. A Licenciatura Plena em Geografia deixou de funcionar durante a noite e foi implantada no turno vespertino. Ao longo do processo histórico, passou por reestruturações, implementadas em 1992 e 1998.

Foto: Willian Silva

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas