34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Faculdade Guanambi firma parceria com Centro Nacional de Pequisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental

Mais Lidas

A Faculdade Guanambi, por meio do Observatório FG do Semiárido Nordestino firmou parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental (CEPTA), vinculado ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), referência internacional em pesquisa da biodiversidade aquática.

O CEPTA, um dos mais importantes órgãos de pesquisa do Brasil, tem como objetivo a realização de pesquisas e ações envolvendo aspectos conservacionistas com espécies ameaçadas de extinção. O foco do centro de pesquisa são os peixes continentais e o monitoramento dos ecossistemas em bacias hidrográficas. Além disso, desenvolve ações para mitigar os impactos antrópicos nos ecossistemas e atividades de manejo em Unidades de Conservação.

A parceria da FG com CEPTA tem como finalidade alavancar ações de pesquisa e monitoramento para a conservação dessas espécies no âmbito do Plano de Ação Nacional para a conservação dos Rivulideos (PAN Ruvulídeos), coordenado pelo ICMBio/CEPTA. Segundo o pesquisador Wellington Adriano Peres e a coordenadora do PAN Ruvulídeos, Izabel Boock de Garcia, o município de Guanambi está inserido em uma região de alto endemismo de espécies de peixes anuais, muitas ameaçadas de extinção.

Para o coordenador do Observatório FG do Semiárido Nordestino, Carlos Magno Clemente, a parceria com CEPTA “vai fortalecer as pesquisas do centro de pesquisa aplicada e avançar no conhecimento dos ambientes naturais da bacia do rio das Rãs”.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas