Joana Martins | Agência Sertão
A Faculdade Guanambi (FG), em parceria com Instituto Federal Baiano Campus Guanambi (IF), realiza a I Semana de Ciência e Tecnologia (SECITEC). O evento teve início nesta terça-feira (24) e vai até a próxima quinta-feira (26). Na programação, várias palestras e minicursos abertos aos discentes dos cursos envolvidos no evento e a comunidade externa.
No primeiro dia de palestras, o uso e aplicação de drones foi abordado pelo professor Leandro Gonçalves, do IF Baiano Campus Guanambi. Os equipamentos possuem uma série de aplicações que vão muito além de fotos e vídeos aéreos. “Os drones são utilizados em várias áreas, na agricultura, na segurança, na engenharia e a cada dia novas aplicações vão surgindo”, disse o professor.
O engenheiro civil e professor Renavan Sobrinho falou sobre a importância do bom gerenciamento dos sistemas de saneamento para as cidades e sobre o uso da tecnologia para facilitar o monitoramento, como sensores e dornes. “No nível de saneamento água e esgoto que são infraestrutura enterrada, não conseguimos monitorar com o drone, no entanto, na parte de resíduo sólido, rios, ou até mesmo no combate a surto de doenças é possível utilizar o drone como recurso” afirma o engenheiro.
[fbvideo link=”https://www.facebook.com/AgenciaSertaoBR/videos/1572518189494954/” width=”700″ height=”500″ onlyvideo=”1″] Palestra abordou usos e aplicações dos dronesOutro palestrante, Luiz Edmundo, diretor acadêmico Nacional da ABENGE (Associação Brasileira de Educação em Engenharia), afirmou que a tecnologia tem ajudado no desenvolvimento da engenharia de construção de barragens e contenções. “Com o uso de drones pode-se obter uma visão mais ampla do espaço geográfico e assim orientar sobre qual será a melhor forma de trabalhar”, disse.
Arduino
A internet das coisas, ou seja, a tecnologia empregada aos objetos e equipamentos do cotidiano também foi tema do primeiro dia da SECITEC. O minicurso sobre eletrônica básica, ofereceu aos alunos o conhecimento prático de robótica. Foi através de um circuito de proteção para o arduinos que o Graduado de engenharia computacional Kleber Rocha, ministro o minicurso. O aluno Guilherme Ramos, do primeiro semestre de Analise de Desenvolvimento e Sistema do IF, disse que aprimorou os seus conhecimentos com o minicursos. “Estou gostando do minicurso, pois, foi uma coisa que já aprendi na faculdade e agora estou apenas aprimorando”. A Casa do Arduíno de Vitória da Conquista também esteve presente no evento
A programação da I SECITEC está disponível no host site do evento através do link: secitec.faculdadeguanambi.edu.br